O Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Biotecnologia (PPGB) da Unimontes ganhou projeção internacional pela produção de conhecimento de ponta sobre a macaúba, palmeira oleaginosa. O conjunto de estudos desenvolvidos por meio dos laboratórios de Micropropagação (LAM) e Anatomia Vegetal (LAV), ambos vinculados ao PPGB, foi considerado como a segunda mais importante fonte mundial de literatura sobre a espécie.

O destaque para os estudos desenvolvidos nos dois laboratórios da Unimontes consta em artigo publicado na Revista “Biomass Conversion and Biorefinery” (Conversão de Biomassa e Biorefinaria), da Alemanha. O artigo é intitulado “Macaúba’s world scenario: a bibliometric analysis” (O cenário mundial de Macaúba: uma análise bibliométrica).

De acordo o periódico internacional, o grupo de pesquisa sobre a macaúba da Universidade Federal de Viçosa (UFV) é que mais se destacou no cenário mundial com artigos sobre a palmeira oleaginosa. A macaúba ganhou relevância com o desenvolvimento de novas tecnologias para o seu uso sustentável com a produção de seus derivados, como o biodiesel. Assim, constitui uma das fronteiras da biotecnologia.

Coordenador do Laboratório de Micropropagação e docente do Departamento de Biologia Geral e do Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia, o professor Leonardo Monteiro Ribeiro salienta que o reconhecimento dos estudos sobre a macaúba por meio do artigo científico projeta a Unimontes no cenário mundial.

“Trata-se de um feito de importante para a internacionalização da pesquisa da universidade. É um reconhecimento da pesquisa dentro da Unimontes que aumenta a visibilidade da instituição no cenário científico mundial”, enfatiza o professor Leonardo Monteiro.

O pesquisador salienta que os autores do artigo publicado analisaram a produção bibliográfica mundial sobre a macaúba publicada de 1900 a 2021, inserida na base de dados “Web of Science”, uma das mais seletivas e renomadas plataformas de referências e artigos científicos do mundo. Foram avaliados 397 artigos e 14 patentes, sendo analisados 1.387 pesquisadores.

“Além de observar os principais tópicos abordados na literatura sobre a espécie, o estudo avaliou ainda o número de artigos e patentes por pesquisador e o número de citações recebidas por cada artigo publicado”, relata Monteiro.

Coordenador do Laboratório de Micropropagação e docente PPGB destaca que egressos do programa de pós-graduação da Unimontes foram os protagonistas do êxito alcançado pelos estudos sobre a macaúba. Ele cita os profissionais Vanessa Sales Carvalho, Joyce Nascimento e Sousa e Sara Malveira Costa Vieira, “cujas dissertações de mestrado focaram no desenvolvimento de tecnologias de propagação da macaúba e renderam artigos publicados em importantes revistas internacionais e uma patente concedida pelo INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial)”.

Conforme o professor Leonardo Monteiro, o grupo de pesquisa vinculado aos laboratórios de Micropropagação e Anatomia Vegetal e ao Departamento de Biologia Geral da Unimontes publicou 23 artigos sobre a macaúba indexados na base de dados Web of Science. Os artigos receberam 310 citações. Desta forma, a produção foi considerada a segunda maior contribuição mundial à pesquisa sobre a espécie.

Os artigos publicados pelo grupo da Unimontes tratam da reprodução da macaúba, especialmente sobre a biologia floral, desenvolvimento dos frutos, germinação, desenvolvimento de plântulas e cultivo in vitro. As pesquisas são consideradas essenciais, para o desenvolvimento da cadeia produtiva da macaúba, de acordo com o artigo publicado pela Revista “Biomass Conversion and Biorefinery“.

Relacionadas

Unimontes lança Edital com 15 vagas para Mestrado Profissional em Desenvolvimento Econômico
Vencedores do Festival de Música Gospel da Unimontes farão abertura do show do cantor Fernandinho no evento “Louvor nos Montes”
Assembleia Legislativa promove audiência pública em Montes Claros para discutir PEC que propõe repasse direto de verbas para o Hospital Universitário
Museu da Unimontes abre a exposição “Por um Mundo Melhor”, que convida à reflexão sobre o meio ambiente
Sertão/Unimontes recebe inscrições para I Simpósio Integrado de Inovação – Evento vai ocorrer em novembro
Unimontes lança sua primeira Especialização em IA – Inscrições seguem até 30 de novembro