Baseado nas intervenções pedagógicas realizadas nas comunidades rurais de Almenara, no Vale do Jequitinhonha, o trabalho de conclusão da pós-graduação Lato sensu em Educação do Campo, intitulado “Festa da Colheita”, será apresentado oficialmente nesta sexta-feira (8), durante seminário de mesmo nome, às 19h30, no auditório do campus daquele município. O curso é ministrado pela Universidade Estadual de Montes Claros, por meio do programa Universidade Aberta do Brasil (UAB/Unimontes).

Através da modalidade a distância, as atividades do curso foram ministradas ao longo de 15 meses, com a participação de 40 pessoas, entre professores, tutores e alunos. A realização de um seminário sobre o trabalho científico é um dos pré-requisitos para sua conclusão.

Coordenadora do campus em Almenara, a professora Cláudia Reis Otoni de Paula explica que a pesquisa foi desenvolvida ao longo do curso junto à população das comunidades rurais nas quais residem os próprios alunos entre as quais estão São João, Currais e Amaralina.

“Outra meta desse seminário é conscientizar a população acadêmica da importância de se valorizar a riqueza produzida no campo e a cultura das comunidades rurais”, completou.

O evento será aberto, ainda, aos 170 acadêmicos dos cursos regulares de Letras/Português e Pedagogia ministrados pela Unimontes em Almenara, além dos 90 alunos dos cursos de Artes Visuais, Ciências e Pedagogia também oferecidos no âmbito da UAB/Unimontes.

Relacionadas

Reitor aborda desafios do atual momento da Unimontes e convoca: “Precisamos expandir nossas ações”
NIC/Unimontes oferece 225 vagas em oito cursos presenciais de inglês
Pesquisa da Unimontes avalia condições de saúde dos quilombolas
Reitores da Unimontes e UEMG discutem ações conjuntas
Filosofia: agenda em maio terá laboratório com debate sobre currículo e defesas de dissertações
Unimontes entre as convidadas para audiência pública da Frente Parlamentar em Defesa da Ciência, na Assembleia