O trabalho desenvolvido pela Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) na coordenação do Programa Poupança Jovem vai servir de referência para que o Governo de Minas venha firmar parcerias com outras instituições de Ensino Superior na expansão de suas ações na área social. O anúncio foi feito pela subsecretária de Projetos Especiais, da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese), Maria Albanita Roberta de Lima, nesta sexta-feira (30/03), em encontro com o reitor João dos Reis Canela.

A reunião, realizada no gabinete do reitor, contou ainda com as presenças da vice-reitora Maria Ivete Soares de Almeida; do gerente do Programa, José Celso Graize Magalhães; da pró-reitora de Extensão, Marina Ribeiro Queiroz; da coordenadora do programa no âmbito da Unimontes, Kelly Cristina Alencar Baldez; e do assessor de Projetos Especiais da Universidade, Paulo Eduardo Gomes de Barros. Também participou o superintendente da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino Superior do Norte de Minas (Fadenor), Wilson Atair Ramos.

Iniciativa do Governo de Minas, o Poupança Jovem, desde fevereiro de 2011, é coordenado em Montes Claros pela Unimontes em parceria com a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social, sendo voltado para alunos matriculados em escolas de ensino médio da rede pública estadual. No município, o programa atende a 13,7 mil alunos de 38 escolas nas áreas urbana e rural. Conforme normas, para cada ano concluído o estudante recebe benefício de R$ 1 mil. Assim, ao final de três anos, são depositados R$ 3 mil na conta de cada aluno matriculado.

APERFEIÇOAMENTO

Durante o encontro, foi feita uma avaliação do desempenho do Poupança Jovem em Montes Claros e discutidas as ações que devem ser implementadas para o aperfeiçoamento do programa. O professor João Canela lembrou que, ao assumir a coordenação do programa, a Unimontes tinha conhecimento do grande desafio que teria pela frente. “Mas, todas as dificuldades foram superadas”, disse o reitor, salientando também as medidas adotadas para a racionalização de despesas.

A subsecretária Maria Albanita Roberta de Lima destacou que “graças à capacidade da Unimontes”, o Poupança Jovem alcançou um grande salto na melhoria das atividades em Montes Claros. “Estamos muitos satisfeitos com o desempenho da Universidade, que agregou valor ao programa. Com essa experiência positiva, vamos estabelecer parcerias com outras universidades para incrementar as ações”, anunciou Maria Albanita.

Ela informou que o Governo do Estado vai firmar parceria com uma instituição superior de Pouso Alegre, visando a implementação do Poupança Jovem naquela cidade. A coordenação do programa contará com o apoio da Unimontes, com o objetivo de buscar melhores resultados no município do Sul de Minas.