Para analisar os aspectos ambientais do bioma Caatinga, uma equipe de acadêmicos do curso de Geografia, da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), realizará um trabalho de campo específico na região do Projeto Jaíba e do Rio São Francisco, além da Área de Proteção Ambiental (APA) do “Lajedão”, no município de Matias Cardoso (Norte de Minas). Será neste sábado (5/10) e domingo (6), com o envolvimento das turmas do 4º ao 7º períodos.

“O trabalho tem como objetivo analisar as principais características da Caatinga no Norte de Minas e, ainda, discutir as grandes questões socioambientais que permeiam a interação entre o bioma e as populações locais”, explica o professor Ronaldo Alves Belém, do Departamento de Geociências. Ele é o coordenador das atividades, que fazem parte das disciplinas de Hidrografia e Biogeografia.

CONSULTORIA AMBIENTAL

Ele ressalta que os trabalhos de campo são atividades pedagógicas de grande importância para o processo de ensino/aprendizagem. “Possibilitam uma melhor compreensão da realidade estudada, sobretudo, os conceitos associados à dinâmica na interação entre os elementos do meio físico e as sociedades. E, ainda, promover a discussão em temas como geologia, relevo, pedologia, recursos hídricos, biomas do Norte de Minas e uso e ocupação do solo na região”, observa.

O trabalho permitirá, ainda, abrir uma nova perspectiva na formação acadêmica da Unimontes: a consultoria ambiental. O responsável pelo trabalho destaca que a Caatinga é um bioma genuinamente brasileiro, mas ainda pouco conhecido e guarda uma imensa riqueza de flora e fauna.

Uma das anfitriãs da equipe da Unimontes, a gerente de Unidades de Conservação do Instituto Estadual de Florestas (IEF), Laíssa de Araújo Viana, destaca a importância do trabalho de campo: “estamos felizes em receber os alunos. A experiência dará base para se conhecer as características e singularidades dos biomas e suas fitofisionomias, além de contribuir com a formação de uma consciência crítica e de melhoria da qualidade ambiental para a sociedade”.

Professor e pesquisador da Unimontes, Hercílio Martelli Júnior é nomeado para o Comitê de Assessoramento do CNPq
II Congresso Internacional da Unimontes vai discutir o tema “Educação e Sustentabilidade”
Unimontes e IFNMG mostram suas ações e avanços no ensino, pesquisa e extensão em estande compartilhado na 50ª Expomontes
Unimontes divulga edital do vestibular próprio do ano de 2025