O campus-sede da Universidade Estadual de Montes Claros recebeu na tarde/noite desta terça-feira (5/6), a visita do secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Vinícius Rezende. Em encontro com o reitor, professor João dos Reis Canela, o vice-reitor Antonio Alvimar Souza e pró-reitores, foram apresentados dados da atual estrutura da Unimontes e, ainda, discutidas questões que possam ampliar a atuação conjunta da Secretaria e a Unimontes.

Dentre as propostas, a ampliação do alcance em municípios mineiros dos cursos de educação a distância (EaD) ofertados pela Unimontes, por meio da Universidade Aberta Integrada (UAITEC).

“Há um esforço integrado na estrutura governamental para cumprir as principais obrigações do Estado, mas é claro que podemos buscar novos avanços e as universidades são parceiras indispensáveis, sobretudo diante das propostas do Governo de Minas para o desenvolvimento social e econômico a partir do conhecimento”, disse o secretário.

ANÁLISE

Sec Vinicius reitor JCanela

Secretário Vinícius Rezende e reitor João Canela

“Acompanhar de perto os aspectos positivos apresentados pela Unimontes nos deixa mais motivados para buscar soluções no atendimento aos pleitos e na manutenção das iniciativas bem sucedidas”, reforçou o titular da Sedectes. O secretário também destacou “como diferenciais para ações estruturantes” a recente aprovação da Política Estadual de Assistência Estudantil, que amplia as condições de permanência dos alunos de baixa renda nas universidades públicas, e da Lei Estadual nº 22.929, que fixa o percentual mínimo de recursos da Fapemig com destinação para Unimontes e UEMG, com aplicação em projetos de ensino, de pesquisa, de extensão e de inovação tecnológica.

No encontro, os pró-reitores de Ensino, Pesquisa, Extensão, Pós-Graduação e Planejamento, Gestão e Finanças apresentaram diversas informações sobre a Universidade, que atualmente está presente em quase 40% do território mineiro, com 11,4 mil alunos em 56 cursos regulares, 16 mestrados e 3 doutorados, além de cursos de EaD, cursos técnico-profissionalizantes na área de saúde e gestão e em especializações Lato sensu.

Dentre outros pontos relacionados na reunião, além da importância das parcerias com a Fadenor, as práticas pedagógicas associadas à extensão universitária nos projetos da Unimontes, a mobilidade acadêmica, os investimentos em infraestrutura, o aumento de 25% para 75% no número de docentes efetivos com a realização do concurso público e da titulação de professores (72% de mestres e doutores).

Relacionadas

Reitor aborda desafios do atual momento da Unimontes e convoca: “Precisamos expandir nossas ações”
NIC/Unimontes oferece 225 vagas em oito cursos presenciais de inglês
Pesquisa da Unimontes avalia condições de saúde dos quilombolas
Reitores da Unimontes e UEMG discutem ações conjuntas
Filosofia: agenda em maio terá laboratório com debate sobre currículo e defesas de dissertações
Unimontes entre as convidadas para audiência pública da Frente Parlamentar em Defesa da Ciência, na Assembleia