Aconteceu na noite dessa terça-feira (17/09), no auditório Mário Ribeiro da Silveira (prédio 6 do campus-sede), o “II Seminário Discente sobre as Constituições Brasileiras: aspectos históricos, sociológicos e jurídicos-políticos – Carta Republicana de 1891”. O evento foi organizado pela União Municipal dos Estudantes de Montes Claros (Ume/Moc), com o apoio do Serviço de Assistência Jurídica Itinerante – SAJ Itinerante, da Universidade Estadual de Montes Claros e Diretório Central dos Estudantes (DCE).

O seminário constou de palestras e debates sobre os textos constitucionais brasileiros, com a participação de estudantes do curso de Direito da Unimontes e de outras instituições de ensino superior da cidade.

A solenidade de abertura foi presidida pela professora Ionete de Magalhães Souza, coordenadora do SAJ Itinerante, que representou o reitor João dos Reis Canela. Ela destacou a importância das discussões e reflexões sobre as Constituições brasileiras.

Por sua vez, o presidente da União Municipal dos Estudantes de Montes Claros, acadêmico Yuri Vieira Tupinambá de Lélis Oliveira lembrou que o evento foi uma iniciativa da entidade estudantil que teve como objetivo incentivar o debate sobre os textos constitucionais no âmbito da comunidade acadêmica, principalmente entre os estudantes dos cursos de Direito e de História.

O tema “Constituições Brasileiras: aspectos históricos, sociológicos e jurídicos-políticos – Carta Republicana de 1891” foi abordado em palestras pelo advogado Petrônio Braz, do Instituto Histórico e Geográfico de Montes Claros (IHGMC) e pelo historiador César Porto, doutor pela Universidade de São Paulo (USP). Atuou como moderador o professor Alexandre Ricardo Damasceno Rocha.  

Relacionadas

Reitor aborda desafios do atual momento da Unimontes e convoca: “Precisamos expandir nossas ações”
NIC/Unimontes oferece 225 vagas em oito cursos presenciais de inglês
Pesquisa da Unimontes avalia condições de saúde dos quilombolas
Reitores da Unimontes e UEMG discutem ações conjuntas
Filosofia: agenda em maio terá laboratório com debate sobre currículo e defesas de dissertações
Unimontes entre as convidadas para audiência pública da Frente Parlamentar em Defesa da Ciência, na Assembleia