O casarão da antiga Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras (Fafil), no centro histórico de Montes Claros, começou a viver o clima das Festas de Agosto, na noite do último sábado (28/07). Foram realizadas as apresentações dos grupos de catopês, marujos e caboclinhos dedicadas ao “rei” e à “rainha” do Reinado de Nossa Senhora do Rosário, que são filhos de servidores da Universidade Estadual de Montes Claros.
O encontro contou com 280 dançantes dos ternos de catopês (três), marujos (dois) e caboclinhos que se apresentaram aos representantes da Unimontes que é a festeira do Reinado de Nossa Senhora do Rosário em 2012. Cada um dos grupos fez uma apresentação dedicada especialmente à saudação do rei e da rainha.
Estiveram presentes o reitor João dos Reis Canela, a vice-reitora Maria Ivete Soares de Almeida; e as pró-reitoras adjuntas Juliane Leite Ferreira (Pós-Graduação) e Jussara Maria Carvalho Guimarães (Extensão), juntamente com os familiares dos festeiros, professores, servidores técnico-administrativos e convidados.
O rei e a rainha do Reinado de Nossa Senhora do Rosário são filhos de servidores da instituição, escolhidos através de sorteio. O rei será João Pedro Linhares Noronha Machado, filho do professor Leonardo Linhares Drumond Machado (curso de Direito) e de Katherine Vieira Noronha. A rainha será Priscila Maria Soares da Silva, filha da servidora técnico-administrativa Eliete Aparecida Soares Ribeiro e de Geraldo Silvano Ferreira da Silva. Galeria de fotos
“RITUAL”
Conforme explica o presidente da Associação dos Catopês, Marujos e Caboclinhos de Montes Claros, João Pereira dos Santos, o mestre Zanza, a visita dos grupos às famílias dos festeiros é um ritual importante nas Festas de Agosto. “É um momento em que as famílias dos festeiros conhecem realmente os grupos”, explica mestre Zanza, de 79 anos, que, em 2012, completa 75 anos de participação nas Festas de Agosto.
O cortejo do reinado, no qual a Unimontes é festeira, acontecerá na manhã de 16 de agosto, com saída da praça Doutor João Alves, em frente ao Automóvel Clube, com percurso até a Igrejinha do Rosário, no primeiro grande acontecimento das Festas de Agosto.
CENTENÁRIAS
As comemorações pelos 50 anos da Universidade Estadual de Montes Claros e de implantação do ensino superior no Norte de Minas, em 2012, estão incorporadas às Festas de Agosto como forma de integrar a comunidade universitária às tradições culturais do município. Além de participar diretamente do Reinado de Nossa Senhora do Rosário, com os filhos de servidores como rei e rainha, a Universidade promoverá a segunda edição do projeto “A Gosto da Unimontes”, no próprio casarão da Fafil. O evento está previsto para o período entre 14 e 19 de agosto, coincidindo com as manifestações folclóricas. Galeria de fotos
O projeto visa criar um espaço artístico, cultural e literário aberto aos acadêmicos e à comunidade em geral. O objetivo é oportunizar o resgate dos valores e da riqueza da cultura produzida na cidade, na região e na própria universidade. Outro objetivo é contribuir para a preservação da cultura e divulgação da diversidade sociocultural existente no Norte de Minas.