– Evento reunirá 750 inscritos durante 4 dias de atividades em Montes Claros –

Será aberto nesta quarta-feira (12/10), o 3º Encontro Internacional de Pesquisadores (Eipse), que prossegue até sábado (15/10), no Espaço de Eventos da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), no Bairro Ibituruna, em Montes Claros. A promoção é da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), juntamente com as Faculdades Integradas Pitágoras (FIP-MOC), Faculdades Santo Agostinho (Fasa) e Santa Casa de Montes Claros. Até o momento, o evento conta com 750 inscritos e 120 artigos foram aprovados para apresentação. Serão 30 conferencistas.

O encontro internacional reunirá pesquisadores dos setores de esporte, saúde, psicologia e bem-estar, ciências da saúde – atividade física e saúde – bioética e desempenho humano. Na programação, conferências, mesas redondas e palestras. A solenidade de abertura acontece nesta quarta-feira, às 19h30.

Dentre os palestrantes convidados destacam os professores estrangeiros Cláudio Bataglin, PhD em Psicologia do Exercício, da Universidade da Carolina do Norte/Estados Unidos); José Jacinto Vasconcelos Raposo, doutor em Ciências do Desporto/Psicologia do Desporto pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro/Portugal; e Antônio Manuel Leal Ferreira da Fonseca, professor catedrático de Psicologia do Desporto, da Faculdade de Desporto da Universidade do Porto (Portugal).

Confira

Bataglin vai proferir a palestra de abertura, com o tema “Modulação da Frequência e Dinâmicas de Consumo de Oxigênio em Resposta às Mudanças de Intensidade do Exercício: Aplicações na Oncologia”. A abordagem será feita nesta quarta-feira, às 21h30. Nesta quinta-feira, às 8 horas, a professora Orlene Veloso Dias, chefe do departamento de Enfermagem da Unimontes, ministra a palestra “Contribuição do Espaço Físico para o Bem-Estar do Ser Humano”. Às 8h30, o médico José Saraiva Felipe apresenta a “História da saúde pública no Brasil: da Fiocruz ao SUS”.

Coordenador geral do 3º Eipse, o professor Jaime Tolentino Miranda Neto destaca a proposta do encontro como uma oportunidade de reunir profissionais e estudantes das ciências da saúde, esporte e lazer, psicologia, medicina, odontologia e profissões afins com o objetivo de “promover o diálogo e a partilha de ideias, perspectivas e experiências”. Segundo ele, é uma forma de a academia “contribuir para o avanço da ciência, identificando problemas comuns e, dessa forma, construir projetos de pesquisa em que as diferentes áreas se complementem”.

Outra meta para a organização está na possibilidade de consolidar uma linguagem científica de forma multidisciplinar, traduzida no desenvolvimento de projetos conjuntos de pesquisa, que se pretendem no âmbito internacional. “O encontro reforça a proposta de preparar os profissionais e estudantes mais interessados na aprendizagem de métodos e técnicas científicas sintonizadas com a atualidade”.

3º Encontro Internacional de Pesquisadores (Eipse)
Temas: “Esporte, Saúde, Psicologia e Bem-Estar”
Período: 12 a 15 de outubro
Local: Espaço OAB Eventos – Bairro Ibituruna