Foi iniciado nesta terça-feira (28/7), o período de matrículas para os 614 aprovados nos 30 cursos oferecidos no 2º Processo Seletivo 2015 da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes). No campus-sede, pelo maior volume de pessoas, o atendimento coordenado pela Secretaria Geral está concentrado no auditório do prédio 2. Nos demais campi, o calouro deve procurar as secretarias setoriais (Espinosa, Janaúba, Januária, Pirapora e Unaí) – além do núcleo avançado de Joaíma. 

O prazo para a matrícula se estende até a próxima quinta-feira (30/7), sempre com atendimento entre 8 e 17 horas. Os documentos exigidos são: histórico escolar do ensino médio (original ou cópia autenticada), certificado de reservista (homens acima de 18 anos), comprovantes da última votação eleitoral (1º e 2º turnos), cópias da Carteira de Identidade, CPF, certidão de nascimento ou casamento, comprovante de endereço residencial e uma foto recente 3×4.

TRANQUILIDADE

Documentos destaqueLeonardo Augusto dos Santos Araújo, de 20 anos, foi aprovado para o curso de Ciências Sociais e preferiu fazer a matrícula logo no primeiro dia de prazo para evitar contratempos. O calouro de Rio Pardo de Minas, norte do Estado, fala dos seus planos antes mesmo de as aulas começarem: quer se tornar um cientista político, sobretudo com a produção de pesquisas.

Hallison Bernardino, que é da cidade de Novorizonte, também fez a matrícula nesta terça-feira. Aprovado para o curso de História no campus-sede, ele garante que vai dar conta de conciliar os estudos na Unimontes com a graduação em Comunicação Social, que já cursa em uma faculdade particular da cidade. Vê semelhanças entre as áreas e, por isso, acredita que terá facilidade na construção de uma carreira acadêmica. Pretende fazer um mestrado mais adiante.

Klismmen destaquePara não correr risco de esquecer algum documento e perder a vaga conquistada no curso de Pedagogia, o estudante Maikon Klismmen Rocha tratou de efetuar a matrícula logo nas primeiras horas do prazo estipulado pela Unimontes. O calouro elogiou o sistema de atendimento,
com o agendamento prévio dos horários pela própria Secretaria Geral. “Foi rápido e sem dificuldades”, resumiu.

Pedro Ambrósio Lopes, de Montes Claros, também será um dos novos estudantes da Unimontes a partir do segundo semestre letivo de 2015. Aprovado em Educação Física/Bacharelado, ele esteve no campus-sede acompanhado por uma tia para efetuar a matrícula. Revelou que foi aprovado logo na primeira tentativa num vestibular e espera corresponder às expectativas no decorrer do curso.

Para dinamizar o atendimento dos calouros, a Secretaria Geral fixou horários de realização das matrículas – de forma individual. O secretário geral André Chamone Cangussu explica que a medida, que está sendo adotada pela primeira vez (mas somente no campus-sede por causa da maior demanda), visa reduzir o tempo de espera. Os horários para cada calouro estão disponíveis na própria lista com os nomes dos 614 aprovados no vestibular de meio de ano no site www.cotec.unimontes.br.

 

 

Relacionadas

Reitor aborda desafios do atual momento da Unimontes e convoca: “Precisamos expandir nossas ações”
NIC/Unimontes oferece 225 vagas em oito cursos presenciais de inglês
Pesquisa da Unimontes avalia condições de saúde dos quilombolas
Reitores da Unimontes e UEMG discutem ações conjuntas
Filosofia: agenda em maio terá laboratório com debate sobre currículo e defesas de dissertações
Unimontes entre as convidadas para audiência pública da Frente Parlamentar em Defesa da Ciência, na Assembleia