Telessaude cpu

O serviço também possibilitou a melhoria da assistência à população com o projeto que implantou eletrocardiogramas digitais em todas asambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência e Emergência (SAMU) na macrorregião do Norte de Minas. O objetivo foiaprimorar o atendimento e o tratamento dos casos de infarto no miocárdio e de síndromes coronarianas agudas na urgência. Com a instalação dos eletrocardiogramas digitais nas ambulâncias, ocorreu uma redução de 5,6% da mortalidade por infarto no miocárdio na macrorregião Norte.

FOMENTO ÀS PESQUISAS

O professor André Pires Antunes salienta que o sistema de telessaúde da RTMG também propicia um avanço da pesquisa científica e a atualização de conhecimentos por parte de professores, médicos e outros profissionais da saúde. O polo do HUCF conta com uma sala equipada com sistema de videoconferência. A estrutura possibilita que pesquisadores, professores e acadêmicos da área de graduação e participantes dos cursos de residência médica, mestrado e doutorado possam aprofundar seus conhecimentos por meio de palestras e aulas, transmitidas por videoconferência.

André Pires Antunes salienta que, por intermédio da estrutura da Rede de Telessaúde, são desenvolvidas diversas pesquisas, que fomentam o intercâmbio com pesquisadores de diferentes instituições. Um exemplo é estudo sobre Doença de Chagas, desenvolvida pelo grupo Samitrop (Centro de Referência São Paulo-Minas Gerais para Biomarcadores em Doenças Tropicais Negligenciadas), que integra pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP), da Universidade Estadual de Montes Claros, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e da Universidade Federal de São João Del Rei (UFSJ).

Este estudo busca desenvolver um modo simples de descobrir o prognóstico de um paciente com Doença de Chagas, analisando os dados do eletrocardiograma, e um exame de sangue.  Este projeto de pesquisa é financiado pelo Instituto Nacional de Saúde (NIH) dos Estados Unidos.

PROJETO MINAS TELE MINAS SAÚDE

O atendimento a distância foi iniciado em 2006, por meio do Projeto Minas Telecárdio, em 82 municípios mineiros com menos de 10 mil habitantes e, devido a grande redução de encaminhamento de pacientes para as cidades maiores, foi desenvolvido parceria entre a Secretaria de Estado de Saúde (SES/MG), junto à Rede de Teleassistência de Minas Gerais (RTMG), formando o programa de governo Minas Telecárdio. Na estrutura da SES/MG o projeto está alocado no Programa Estruturador Saúde Integrada.

Em 2009, foi celebrado convênio com a Secretaria de Estado de Saúde com o objetivo de implantar serviços de telessaúde em 328 municípios do estado, além de garantir a manutenção dos serviços nos 82 municípios do Projeto Minas Telecardio e nos 97 municípios do Projeto Expansão Minas Telecardio. Em 2011, foi feito aditivo ao convênio com a SES/MG para inclusão de mais 50 municípios ao projeto Tele Minas Saúde.

A partir de junho/2012, a prestação dos serviços de telessaúde para os municípios do projeto Tele Minas Saúde foi pactuado através de contrato de prestação de serviços. Em 2014, foi feito aditivo ao contrato para expansão da telessaúde para mais 103 municípios, totalizando 660 municípios cobertos pelo projeto, com financiamento pela SES.