Um grupo de 11 acadêmicos do 8º período do curso de Sistemas de Informação, da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), é responsável por uma pesquisa sobre a gestão da Tecnologia de Informação e Comunicação no Hospital Universitário Clemente de Faria (HUCF). A atividade foi desenvolvida dentro da disciplina “Computação Aplicada à Saúde”, sob orientação da professora Angélica de Souza Coimbra Franco, gerente de Tecnologia da Informação do HUCF.

O estudo, iniciado em março e encerrado ao final de abril, teve como objetivo levantar subsídios para melhorias que podem ser implementadas na administração do Hospital Universitário. A proposta da equipe de acadêmicos foi avaliar no HUCF os processos do “Soul MV” – um software de gestão hospitalar. A ferramenta organiza e controla processos administrativos, financeiros e gerenciais dos serviços de saúde.

Conforme explica a professora Angélica Souza, os estudantes do curso de Sistemas de Informação analisaram os processos do Soul MV, “identificando as necessidades e demandas, prospectando desdobramentos de ações a serem reavaliadas e desenvolvidas”.

Foram levantadas informações sobre recursos humanos ligados ao desenvolvimento da Tecnologia da Informação; Gestão Estratégica do Hospital; Pesquisa e Desenvolvimento; Inovação Tecnológica (investimentos em inovação tecnológica e cooperação para inovação); equipamentos de Tecnologia da Informação; aquisição de Máquinas e Equipamentos; Base de Dados; Redes, Segurança e Telecomunicações; Gestão de TI e Telemedicina.

O grupo de pesquisa elaborou relatório sobre a situação diagnosticada, com proposições a serem implementadas na unidade hospitalar, todas voltadas para a melhoria da gestão.

INFORMATIZAÇÃO

Por intermédio da Gerência de Tecnologia de Informação, o sistema Soul MV foi implantado em diversos setores do Hospital Universitário Clemente de Faria. Atualmente, seguem os trabalhos de modernização do HUCF, com a proposta de implantar o software e informatizar a execução de alguns serviços ainda feitos no modelo manual, como, por exemplo, a expedição de ordem de serviço.

Os acadêmicos do 7º período do curso de Sistemas de Informação, juntamente com a Gerência de Tecnologia da Informação, instalaram a ferramenta Soul MV nas áreas Biomédica e de Manutenção e na própria GTI. Os alunos realizaram a atividade dentro da disciplina “Gestão de Processos”.

Relacionadas

Reitor aborda desafios do atual momento da Unimontes e convoca: “Precisamos expandir nossas ações”
NIC/Unimontes oferece 225 vagas em oito cursos presenciais de inglês
Pesquisa da Unimontes avalia condições de saúde dos quilombolas
Reitores da Unimontes e UEMG discutem ações conjuntas
Filosofia: agenda em maio terá laboratório com debate sobre currículo e defesas de dissertações
Unimontes entre as convidadas para audiência pública da Frente Parlamentar em Defesa da Ciência, na Assembleia