Arte para comemorar o Dia das Mães. Esta é a proposta do curso de Teatro, da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), que anuncia para o dia 14 de maio (domingo), em duas sessões, o espetáculo “Caravana da Ilusão”. A peça é inspirada no texto homônimo do escritor, dramaturgo e cronista Alcione Araújo (in memoriam), que nasceu na cidade de Januária (Norte de Minas), e na tela “A Família de Saltimbancos”, do pintor espanhol Pablo Picasso, datada de 1905.

As sessões estão programadas para as 17 e 20 horas, no auditório do Centro Cultural Hermes de Paula, com ingressos a preços populares (R$ 10,00). “Estamos sugerindo aos filhos um presente diferente: que levem as mães ao Teatro”, comenta a professora Solange Sarmento, diretora do espetáculo.

“Caravana da Ilusão” fala de uma trupe de teatro mambembe que perde o pai e, em seguida, se vê diante de uma encruzilhada: qual o caminho a seguir. A diretora explica que a montagem foi produzida no projeto do Teatro Universitário, por meio do Grupo de Extensão e Pesquisa e Experimentos em Práticas Interpretativas (Gepeti). O grupo atualmente conta com seis integrantes: Isabela Lima, Rodrigo Jhosé e Ricardo Brandão (egressos do curso de Teatro), Édila Thais e João Pedro Rosa (acadêmicos) e a própria professora Solange Sarmento.

“Na peça teremos também um boneco que, na verdade, é um cavalo alado em tamanho natural. Ele será levado em cena pela Ziga, a figura que, de alguma forma, interfere na vida da trupe”, acrescenta a diretora.

Também na produção estão a preparadora corporal Dai Fonseca, mestre em Artes Cênicas pela Universidade Federal da Bahia (UFBA); o professor Vinício de Oliveira (iluminação); a designer de moda Anne Velloso (figurinos); Paulo Henrique Dias (iluminação) e os egressos do curso de Teatro/Unimontes Leandro Martins (responsável pelo projeto de criação do cavalo alado) e Luiz Renato (confecção de figurinos). “Recebemos também o apoio do mágico Pedro Miranda, que nos assessorou no aprendizado de alguns truques”, acrescenta.

Os ingressos serão disponibilizados na portaria do Centro Cultural, somente no dia do evento, duas horas antes de cada sessão. A obra é autorizada pela Sociedade Brasileira de Autores (SBAT).

Espetáculo “Caravana da Ilusão”
Produção do Teatro Universitário/Unimontes
Comemoração especial pelo Dia das Mães
Data: 14 de maio