“A parceria da CBV com a Unimontes tornou-se se uma rede de vantagens, pois permitiu um salto de qualidade no conteúdo aplicado na formação do profissional do vôlei”. A opinião é do superintendente técnico da Confederação Brasileira de Vôlei (CBV), Renato D’Ávila, em visita ao campus-sede da Universidade Estadual de Montes Claros, na manhã desta sexta-feira (30/08). Na oportunidade, ele ministrou palestra sobre “Gestão Esportiva”, para acadêmicos dos cursos de bacharelado e licenciatura de Educação Física.

Há dois anos, por intermédio da Universidade Corporativa do Vôlei (UCV), a CBV e a Unimontes são responsáveis pela oferta de cursos a distância de certificação e formação de profissionais do voleibol como árbitros, apontadores e delegados. Para os próximos meses, a meta é realizar cursos para gestores e profissionais de saúde que atuam nesta modalidade.

“A educação a distância cria um universo de oportunidades porque as pessoas dinamizam o tempo. Os cursos tornam-se mais amplos, da mesma forma que o grau de exigência do público. Por isso, a UCV, a partir de um trabalho conjunto com a Unimontes e a CBV, seguiram à risca a revisão e atualização dos conteúdos; um verdadeiro salto de qualidade”, completou Renato.

Segundo o superintendente, antes da UCV, para um simples curso de 10 dias, a pessoa interessada era obrigada a viajar para locais distantes para fazer as disciplinas (teoria, prática e provas). “Um verdadeiro sacrifício que agora não acontece mais. A pessoa estuda em casa ou no trabalho e as atividades presenciais são pré-determinadas e bem mais curtas”, acrescentou.

Palestracbv 1A professora Betânia Passos, coordenadora adjunta de educação a distância do CEAD/Unimontes, lembra que atualmente cerca de 600 pessoas de todo o Brasil participam dos cursos a distância de “certificação de árbitros e apontadores de quadra”, “formação de delegados de quadra” e “certificação de árbitros e apontadores de areia”. No caso específico dos delegados, a parte presencial acontecerá no Centro de Treinamento da CBV, em Saquarema/RJ, mesma estrutura utilizada por todas as seleções nacionais.

“Por intermédio da UCV, a Unimontes é parceira da CBV no assessoramento e auxílio para a oferta dos cursos, dos quais todos podem participar, inclusive quem está no ambiente acadêmico”, disse. A primeira parceria nesse sentido foi na oferta do curso de árbitro regional, projeto-piloto em todo o País.

Professor da disciplina “Voleibol” para o curso de Educação Física e diretor do Centro Esportivo Universitário, o professor Janílson de Assis Miranda, destacou a importância da aproximação entre Universidade e Confederação. “O vôlei brasileiro é, hoje, referência mundial em organização e exporta profissionais e dirigentes para outras modalidades. É um exemplo a ser seguido”, disse. O coordenador do curso de Educação Física, professor Rogério Othon Teixeira Alves, reiterou o intercâmbio da graduação com a CBV.