Numa ação de sustentabilidade, a Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) otimiza o consumo de energia e, ao mesmo tempo, contribui com o meio ambiente por meio da substituição das lâmpadas dos prédios do campus-sede. As antigas lâmpadas fluorescentes estão sendo substituídas por lâmpadas compactas com paflon.

Já foram substituídas aproximadamente 1,5 mil lâmpadas nas salas de aula, laboratórios, setores administrativos e demais instalações do Campus Universitário Professor Darcy Ribeiro.

Depois de acondicionadas no almoxarifado da Universidade, as lâmpadas substituídas são encaminhadas para uma empresa especializada na destinação correta de resíduos sólidos, evitando a poluição e outros danos ao meio ambiente e à saúde.

O diretor de Gestão de Campi da Unimontes, Humberto Velloso Reis, ressalta que as lâmpadas compactas com paflon oferecem várias vantagens, destacando especialmente a redução do consumo de energia.

“Essas lâmpadas possibilitam uma iluminação mais eficiente. Elas não têm calha (ou suporte) e reator. Com isso, há uma redução dos custos de manutenção”, explica. Ele lembra ainda que as novas construções feitas no campus já estão recebendo o material moderno de iluminação.