O subsecretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação de Minas, Lucas Mendes, vai estar no campus-sede da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) nesta quinta-feira (10/07). Ele fará a apresentação detalhada da Chamada Fapemig 008/2025 – Compete Minas, que visa ao fomento da pesquisa, inovação e do desenvolvimento tecnológico no estado. O evento está previsto para ocorrer às 14h, na Sala dos Conselhos da Reitoria, que fica no Prédio 5. Os recursos totais, oriundos da Fundação de Amparo à Pesquisa no Estado de Minas Gerais (Fapemig), para financiamento dos projetos, são da ordem de R$ 50 milhões.

A iniciativa é voltada para pesquisadores, empreendedores e demais interessados em inovação e tecnologia que, na oportunidade, poderão tirar dúvidas sobre a Chamada Fapemig diretamente com o representante da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico de Minas (SEDE-MG).

Chamada Fapemig

O objetivo da Chamada Fapemig 008/2025 – Compete Minas é apoiar, por meio de recursos de subvenção econômica (recursos não reembolsáveis), projetos de desenvolvimento tecnológico e inovação propostos por empresas e cooperativas com atuação em Minas Gerais, com a possibilidade de participação de Instituições Científicas, Tecnológicas e de Inovação de Minas Gerais (ICTs-MG) como parceiras. As propostas podem abranger desde setores tradicionais e produtores de commodities até empresas de base tecnológica, fomentando o desenvolvimento de produtos, bens, serviços e processos inovadores que agreguem valor, ampliem a competitividade e contribuam para o fortalecimento da economia mineira.

Prazo final para submissão

O prazo final para submissão eletrônica dos projetos é o dia 31 de julho. A proposta deverá ser submetida exclusivamente por meio do formulário eletrônico disponível no sistema Everest da Fapemig, no link https://everest.fapemig.br/Home/login. Cada Linha de apoio (Linha I – Tríplice Hélice e Linha II – Empresarial) dispõe de formulário eletrônico próprio. 

Os candidatos devem submeter propostas em todos os ramos do conhecimento, desde que sejam vinculadas a áreas de interesse prioritário para Minas Gerais, conforme especificado a seguir: a) Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC); b ) Saúde e Biotecnologia; c) Agricultura sustentável, agregação de valor e valorização de produtos agrícolas; d) Energia e Sustentabilidade; e) Indústria 4.0; f ) Tecnologias e soluções logísticas para o escoamento de produtos para exportação; g) Mineração Sustentável e agregação de valor a bens minerais; h) Materiais avançados e nanotecnologia; i) Tecnologias disruptivas; e j) Desafios tecnológicos da indústria mineira.

A Chamada Fapemig 008/2025 – Compete Minas pode ser conferida no link http://www.fapemig.br/media/SEI_115983689_FAPEMIG___Chamada_008_2025___Retificada.pdf.

Relacionadas

Conselho Estadual de Educação aprova novo Estatuto da Unimontes
Unimontes aplica neste sábado as provas da 2ª fase da OBMEP 2025
ProfLetras está com inscrições abertas para Seminário de Pesquisa em Letras
Unimontes realiza, em novembro, 1º Festival de Arte e Cultura Marina Lorenzo Fernandez
Hospital da Unimontes abre inscrições para Feira do Servidor
Museu da Unimontes abre a exposição “Entre a Vida e a Morte: uma jornada fotográfica” – de 31 de outubro a 23 de novembro