O subsecretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação de Minas, Lucas Mendes, vai estar no campus-sede da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) nesta quinta-feira (10/07). Ele fará a apresentação detalhada da Chamada Fapemig 008/2025 – Compete Minas, que visa ao fomento da pesquisa, inovação e do desenvolvimento tecnológico no estado. O evento está previsto para ocorrer às 14h, na Sala dos Conselhos da Reitoria, que fica no Prédio 5. Os recursos totais, oriundos da Fundação de Amparo à Pesquisa no Estado de Minas Gerais (Fapemig), para financiamento dos projetos, são da ordem de R$ 50 milhões.
A iniciativa é voltada para pesquisadores, empreendedores e demais interessados em inovação e tecnologia que, na oportunidade, poderão tirar dúvidas sobre a Chamada Fapemig diretamente com o representante da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico de Minas (SEDE-MG).
Chamada Fapemig
O objetivo da Chamada Fapemig 008/2025 – Compete Minas é apoiar, por meio de recursos de subvenção econômica (recursos não reembolsáveis), projetos de desenvolvimento tecnológico e inovação propostos por empresas e cooperativas com atuação em Minas Gerais, com a possibilidade de participação de Instituições Científicas, Tecnológicas e de Inovação de Minas Gerais (ICTs-MG) como parceiras. As propostas podem abranger desde setores tradicionais e produtores de commodities até empresas de base tecnológica, fomentando o desenvolvimento de produtos, bens, serviços e processos inovadores que agreguem valor, ampliem a competitividade e contribuam para o fortalecimento da economia mineira.
Prazo final para submissão
O prazo final para submissão eletrônica dos projetos é o dia 31 de julho. A proposta deverá ser submetida exclusivamente por meio do formulário eletrônico disponível no sistema Everest da Fapemig, no link https://everest.fapemig.br/Home/login. Cada Linha de apoio (Linha I – Tríplice Hélice e Linha II – Empresarial) dispõe de formulário eletrônico próprio.
Os candidatos devem submeter propostas em todos os ramos do conhecimento, desde que sejam vinculadas a áreas de interesse prioritário para Minas Gerais, conforme especificado a seguir: a) Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC); b ) Saúde e Biotecnologia; c) Agricultura sustentável, agregação de valor e valorização de produtos agrícolas; d) Energia e Sustentabilidade; e) Indústria 4.0; f ) Tecnologias e soluções logísticas para o escoamento de produtos para exportação; g) Mineração Sustentável e agregação de valor a bens minerais; h) Materiais avançados e nanotecnologia; i) Tecnologias disruptivas; e j) Desafios tecnológicos da indústria mineira.
A Chamada Fapemig 008/2025 – Compete Minas pode ser conferida no link http://www.fapemig.br/media/SEI_115983689_FAPEMIG___Chamada_008_2025___Retificada.pdf.
