Lucas Rafael e os familiares: primeiro da família graduado numa Universidade (Fotos: Christiano Jilvan)

Entre o sonho de concluir uma graduação, os novos profissionais graduados pela Unimontes revelam uma gratidão às famílias, especialmente em meio às superações, experiências ao longo dos cursos, os sacrifícios de outrora e até mesmo os riscos diários para conquistar o diploma. A manifestação dos pais e demais familiares veio por meio de faixas, cartazes, apitos, cornetas, balões e pôsteres em homenagem aos novos diplomados.

Por quatro anos ininterruptos, Lucas Rafael dos Santos, viajou 340 quilômetros diariamente entre a cidade de Buritizeiro, onde mora, e o campus-sede em Montes Claros para se graduar em Artes Música.

Acompanhado na solenidade de outorga pelos pais Ana e José Raimundo, irmã e pelos primos, revelou que o sonho da universidade começou ainda criança para aprender a tocar piano. “Este instrumento era o meu grande sonho. Tive uma criação muito próxima da música por causa da igreja e sabia que poderia ir mais adiante”.

“A mãe já reza pelos filhos, todos os dias. Como o Lucas viajava todos os dias, numa estrada bastante movimentada, pedia ainda mais por sua proteção e dos demais estudantes. Hoje, estamos vivendo este privilégio de ver um filho se realizando com um curso superior”, comemora dona Ana dos Santos, mãe de Lucas.

Aos 24 anos, Lucas Rafael faz planos para a formação continuada, com pós-graduação, mestrado e doutorado. De preferência que seja na Unimontes, para continuar próximo de sua casa.

Graduada em Pedagogia, Lúcia ao lado dos pais na solenidade unificada

João Avelar foi acompanhar a graduação de Lúcia Constaneto, a primogênita dos seis filhos do produtor que reside na zona rural de Capitão Enéas, no Norte de Minas. Para ele, “em toda conquista de uma filha, a realização é de toda a família”. Agora licenciada em Pedagogia pela Unimontes, Lúcia confessou que deixou os estudos de lado para trabalhar e cuidar dos filhos para, mais adiante, ingressar na Universidade.

Lúcia fez a opção pelo trabalho e pelos filhos para depois retomar os estudos

Ela viu as irmãs mais novas se formarem em Odontologia e Economia, mas isso não lhe incomodou. “Tudo ao seu tempo. Preferi cuidar de minha família, mesmo cobrança dos meus pais, que sempre incentivaram os estudos”. Mais adiante, ela faz planos de retornar à Unimontes para cursar uma pós-graduação em área relacionada à Pedagogia.

Micaella Souza é a primeira de sua família a conquistar o diploma universitário. Graduou-se em Enfermagem pela Unimontes, uma área que sempre mostrou admiração, ainda criança. Aos 22 anos, revela que superou a distância de casa e precisou se mudar de Itacarambi para Montes Claros para realizar o sonho acadêmico.

Micaella, de Itacarambi (Norte de Minas) espera ser exemplo para as mulheres de sua família na realização do sonho em ter acesso ao ensino superior

Agora enfermeira, além de se dedicar à profissão, Micaella espera se tornar uma inspiração para as mulheres de sua família, que priorizem os estudos, mesmo que seja preciso conciliar com o trabalho e com outros compromissos. “Escolhi um curso pela qualidade e pela referência que a Unimontes é. O meu sentimento esta noite é de gratidão e de agradecimento a Deus pela saúde e pela família que sempre me incentivou, pelos amigos e professores”.

Professor e pesquisador da Unimontes, Hercílio Martelli Júnior é nomeado para o Comitê de Assessoramento do CNPq
II Congresso Internacional da Unimontes vai discutir o tema “Educação e Sustentabilidade”
Unimontes e IFNMG mostram suas ações e avanços no ensino, pesquisa e extensão em estande compartilhado na 50ª Expomontes
Unimontes divulga edital do vestibular próprio do ano de 2025