O nome dele é Ednardo Souza Nascimento. Casado há 21 anos, tem uma filha de 11. Aos 48 anos, o morador de Almenara- cidade localizada no Vale do Jequitinhonha, conta para os leitores do UNINOVIDADES a sua trajetória de vida para alcançar o sonho de ter um curso superior.
A caminhada foi difícil desde a infância. Em 1982 após concluir o ensino médio, Ednardo teve que optar pelo trabalho e o sonho de fazer um curso superior ficou guardado.Em 2004, ele teve a chance de fazer o curso de Pedagogia, quando a Unimontes ofereceu essa graduação no campi de Almenara.
“Só consegui fazer o curso superior graças à chegada da Unimontes em Almenara”.
Aos 40 anos, Ednardo ingressou no curso de Pedagogia e não parou apenas na graduação. Ele fez especialização em Docência Superior e logo em seguida partiu para o mestrado em Cuidados Primários à Saúde. “Não tive dúvidas. Era a resposta da fé que depositava de que um dia o sonho se realizaria. Durante a graduação, alguns professores me estimularam a fazer uma especialização. Assim fiz. Outros, mais ousados me estimularam a fazer o mestrado. A fé e o sonho novamente se encontraram. Cultivei esperando uma oportunidade” revelou Ednardo.
O mestrado é a mais nova vitória- A defesa foi feita no mês passado e o tema escolhido foi “Auto-percepção da Aparência Estética, das Relações Conjugais e da Sexualidade de Indivíduos com Hanseníase”. “Assim que ingressei no mestrado manifestei o desejo de trabalhar o tema – Aspectos Psicossociais da Hanseníase. Fui amparado nesse intento pelo Prof. Dr. Alfredo Maurício Batista de Paula, que veio a ser meu orientador”.
A trajetória de Ednardo é um estímulo a todos aqueles que querem realizar o sonho de entrar na Universidade e melhorar a vida profissional.