“Uma longa e proveitosa jornada”. A definição de Isabela Ramos, recém-graduada no curso de Direito da Unimontes, pode ser também um breve resumo da história de mais 34 acadêmicos de Direito, 20 de Medicina e um de Educação Física (extemporâneo) da Universidade Estadual de Montes Claros, que participaram da solenidade unificada de Outorga de Grau, realizada nessa segunda-feira (24/7), no auditório Alberto Wood Soares, da Fundação Educacional Montes Claros (FEMC). 

Para Ronaldo Ramos, que fez apenas o 2º grau completo, a solenidade é um divisor de águas. Isso porque a filha Isabela Karine Ramos será a primeira médica na família. “Medicina sempre foi sua preferência desde a infância”, revela o pai. Emocionada, a filha completa: “Aos 15 anos, visitei muito hospitais por conta de um problema de Asma, mas já sabia o que queria ser”. Para todos da família, um momento de conquista. 

DSC 0452

Priscila Dias Prates, sargento da Polícia Militar de Minas Gerais, acompanhada dos familiares

Noite especial também para Priscila Dias Prates, sargento da Polícia Militar de Minas Gerais, formanda do curso de Direito. Gestante de nove meses, Priscila chegou a temer o risco de não de graduar, já que a previsão do parto era para a mesma data. No momento da outorga, por exemplo, chegou a revelar que sentiu algumas contrações.

Mas deu tudo certo pra ela e para os familiares e amigos que acompanharam a solenidade. “Quando descobri que estava grávida, fiz um fim de semestre muito corrido. Agora quero ficar em função da minha família, com a expectativa de um futuro melhor pra meu filho (Benício) a partir da minha formação”, comemorou a sargento. 

Os pais têm papel fundamental na formação dos filhos, disse o reitor da Unimontes, professor João dos Reis Canela, que presidiu a solenidade. Prova disso é a história do administrador Gilberto Pereira Prates, pai da sargento PM Priscila, para quem a formação superior sempre fez parte da rotina em casa. Ele, que já formou outros dois filhos pela Unimontes – em Letras e Administração – “ter mais uma filha com nível superior é uma alegria sem medidas”. 

HISTÓRIA DE FELICIDADE 

Thaís Gonçalves Rodrigues, uma das graduadas de Direito, se diz realizada com o curso que escolheu. “Minha expectativa é fazer inúmeras histórias. E baseada nos princípios éticos do curso, quero promover Justiça e acreditar que ela se concretize, levando os ideais éticos e morais que aprendi”. 

Orador geral da noite, o graduando do curso de Direito William Oliveira Prates foi escolhido por meio de sorteio para representar os novos profissionais. “Tivemos dificuldades, mas alcançamos os nossos objetivos. A Unimontes, por meio da sua formação cidadã, nos ensinou a ser agentes de transformação social. Com isso, vamos impactar positivamente a vidas das pessoas com soluções inovadoras”. 

DSC 0436

Emocionados, pais acompanharam e torceram pelos filhos

DSC 0450

Thaís Gonçalves Rodrigues, uma das graduadas de Direito

UNIMONTES E SEU PAPEL DESBRAVADOR – Ainda em seu pronunciamento, o reitor João Canela destacou o ano festivo da Universidade, que, em 2017, completa 55 anos de Ensino Superior. “A Unimontes tem uma característica muito especial: “ela nunca se consolida. Tem papel contínuo na sociedade, transformando o nosso dia a dia. E ao devolver à sociedade profissionais bem preparados, temos a consciência que estes serão agentes de transformação social”. 

O reitor acrescentou que, ao longo de mais de cinco décadas, a Unimontes graduou mais de 50 mil pessoas. “Tudo isso foi materializado no pensamento dos seus fundadores, que perceberam a oportunidade que o ensino superior, sem dúvida, seria era o fator de modificação e implementação de desenvolvimento nessa região. Nesse sentido, a Unimontes imprime um padrão de qualidade, mesmo em condições adversas, a partir da pesquisa, do ensino e da extensão. A Universidade se sente profundamente realizada” 

Também participaram da mesa dos trabalhos pró-reitores, diretores de Centro e das unidades administrativas da Universidade, além de representante do município e da OAB. 

HOMENAGEM – Como homenagem aos graduandos, professores, servidores e familiares, a cantora lírica Maria Amélia Castilho Feitosa Callado fez uma apresentação especial, com acompanhamento musical do acadêmico do curso de Artes Música, Emanuel de Souza Oliveira.

Relacionadas

Reitor aborda desafios do atual momento da Unimontes e convoca: “Precisamos expandir nossas ações”
NIC/Unimontes oferece 225 vagas em oito cursos presenciais de inglês
Pesquisa da Unimontes avalia condições de saúde dos quilombolas
Reitores da Unimontes e UEMG discutem ações conjuntas
Filosofia: agenda em maio terá laboratório com debate sobre currículo e defesas de dissertações
Unimontes entre as convidadas para audiência pública da Frente Parlamentar em Defesa da Ciência, na Assembleia