Já está aberto para visitas da comunidade o Museu Regional do Norte de Minas, instalado pela Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) no casarão da antiga Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras (Fafil), no Centro Histórico de Montes Claros. O museu – segunda fase – foi inaugurado nessa terça-feira (30/09), em solenidade com a participação de autoridades, integrantes da comunidade acadêmica e da sociedade em geral. Também estiveram presentes os representantes de entidades ligadas à cultura e às artes, incluindo os chefes dos catopês, marujos e caboclinhos das tradicionais Festas de Agosto de Montes Claros. A Banda do 10º Batalhão da Polícia Militar se apresentou no início dos trabalhos.
Na oportunidade, foi destacada a luta e o envolvimento da comunidade na recuperação do casarão da antiga Fafil ao longo de 15 anos, junto às gestões dos ex-reitores José Geraldo de Freitas Drumond e Paulo César Gonçalves de Almeida e do atual reitor João dos Reis Canela, que presidiu a solenidade de inauguração ao lado da secretária de Estado de Cultura, Eliane Parreiras. A vice-reitora Maria Ivete Soares de Almeida também participou da solenidade.
O prédio, construído em 1889, foi totalmente restaurado com o apoio da comunidade e recursos de empresas viabilizados por intermédio da Lei Federal de Incentivo à Cultura – Lei Rouanet. As professoras Marta Verônica Vasconcelos Leite e Raiana Maciel Librelon são a curadora e a diretora do museu, respectivamente.
O reitor João Canela enfatizou que a inauguração do Museu Regional do Norte de Minas representa um fato histórico para a Unimontes, que comemora 25 anos como autarquia pública estadual. Ele enalteceu também a importância histórica do Casarão da Fafil para a educação no Norte de Minas, por ter sediado os primeiros cursos da antiga Fundação Norte Mineira de Ensino Superior (FUNM), transformada na atual Unimontes pela Constituição Mineira, promulgada em 21 de setembro de 1989.
Ele lembrou que o espaço reúne material cultural e histórico não somente da Unimontes e de Montes Claros, mas de 86 municípios do Norte de Minas. “Esta obra resulta do esforço de pessoas que realmente lutam em prol da preservação da cultura e das tradições desta região”, afirmou o reitor, agradecendo o empenho da equipe responsável pela implantação do museu.
Textos relacionados
- Pró-reitora explica como foi o processo de implantação do museu
- Arqueologia, Cultura e História do Norte de Minas são destaques no Museu Regional
A secretária de Estado da Cultura, Eliane Parreiras, chamou atenção para a importância dos museus na valorização da cultura. “Todo museu cumpre um grande papel na formação da sociedade’, afirmou a secretária, ressaltando a diversidade cultural e as tradições do Norte de Minas.
A relevância do empreendimento também foi destacada pelo ex-reitor José Geraldo de Freitas Drumond; e pelo superintendente de Recursos Humanos e Meio Ambiente da Rima Industrial, Eduardo Antonio Caram. O secretário municipal de Cultura, Carlos Muniz, o chefe de gabinete da Secretaria de Estado da Cultura, Leonardo Bahia, e o presidente do Instituto Geográfico e Histórico de Montes Claros, Wanderlino Arruda, também estiveram presentes à solenidade.