Será realizada nesta sexta-feira (30/03), às 15 horas, no auditório do prédio 6 (campus-sede), a solenidade de premiação da 6ª Olimpíada de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), referente ao polo MG-07, de responsabilidade da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes). Serão agraciados 26 alunos que obtiveram medalhas de ouro, prata e bronze, concorrendo com quase 200 mil estudantes na região.

Também haverá premiação para as escolas públicas que se destacaram na mesma edição da Olimpíada. A solenidade será presidida pelo reitor João dos Reis Canela, contando também com a participação de professores e diretores. A iniciativa é organizada pela Coordenadoria Regional do polo MG-07, que compreende as escolas públicas de 87 municípios das regiões Norte e Noroeste de Minas e dos Vales do Jequitinhonha, Mucuri e Paranaíba. A equipe da Unimontes é formada por 11 professores do departamento de Ciências Exatas e acadêmicos do curso de Matemática coordenada pelo professor Rosivaldo Antônio Gonçalves.

Na 6ª edição da OBMEP, realizada no segundo semestre de 2010, o polo MG-07 contou com 505 escolas participantes, envolvendo 198.994 alunos, dos quais 26 foram premiados com medalhas de ouro, prata e bronze, que também conquistaram bolsas de iniciação científica financiadas pelo CNPq.

PRESIDENTE DILMA

Presidente Dilma Roussef e professor RosilvaldoNo dia 21 de junho do ano passado, em solenidade realizada no Teatro Municipal do Rio de Janeiro, com a presença da presidente Dilma Rousseff, os alunos que conquistaram a medalhas de ouro na OBMEP/2010 e que obtiveram destaque nacional no evento, sendo seis da área de abrangência da Unimontes, receberam a premiação oficial. Os bolsistas de iniciação científica também participaram de encontro nacional, realizado na cidade de Nova Friburgo (RJ).

Os alunos vencedores nas modalidades prata (7) e bronze (13) receberão as respectivas medalhas na solenidade desta sexta-feira, assim como as professoras Zilca Mendes de Oliveira, da Escola Estadual José da Cunha (Porteirinha) e Alaíde Antunes das Chagas e Freitas, da Escola Estadual Professor José Américo Barbosa (Mato Verde).

As escolas estaduais Professor José Américo Barbosa, de Mato Verde, e Colégio Tiradentes da PMMG, de Montes Claros, serão agraciadas com troféus.

PRÓXIMA EDIÇÃO – Até esta sexta-feira, poderão ser feitas as inscrições para a 8ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP/2012), cujas provas classificatórias acontecerão no dia 5 de junho. Em Minas Gerais, a Unimontes é responsável pelo polo MG/07, constituído de 87 municípios. Cada instituição poderá se inscrever exclusivamente pela internet, através do portal eletrônico www.obmep.org.br, inclusive, com a indicação do total de alunos que precisam de prova ampliada.

A OBMEP é uma realização dos Ministérios da Educação e da Ciência, Tecnologia e Inovação, com o apoio do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) e das universidades públicas. O objetivo do evento é despertar maior interesse pela matemática entre os alunos das escolas públicas (ensino fundamental – 6º e 7º anos: nível 1; e 8º e 9º anos: nível 2; e ensino médio: nível 3), além de valorizar o trabalho dos professores da área.