No próximo domingo (24/08), à noite, será aberto o 2º Simpósio Internacional Intervenção Responsável no Meio Ambiente (“Responsible Intervention in the Enviroment”), que prosseguirá até o dia 30 de agosto. A solenidade acontecerá no Centro de Convenções de Pirapora, no Norte de Minas.

A iniciativa é da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) em parceria com a Unesco (Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e a Cultura), Universidade de Paris, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e do Mucuri (UFVJM) e Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Serão discutidos os trabalhos dos pesquisadores das instituições superiores relacionados aos impactos das atividades da mineração, com ênfase ao controle e redução da poluição e recuperação de áreas degradadas.

Também estará em debate o reaproveito dos resíduos (rejeitos) das indústrias mineradoras, tanto na construção civil (a partir da reciclagem de material) como na agricultura (adubo).

Na programação também estão previstas visitas técnicas à Votorantin Metais, em Três Marias, na quinta-feira (28/08); e à Rio Paracatu Mineração (RPM), em Paracatu, na sexta-feira (29/08).