A inserção da dança como conteúdo na educação. Este é um dos propósitos do I Simpósio de Dança Escolar: “É Dançando que se Aprende”, que a Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) realizará nos dias 2 e 3 de março, em espaços do campus-sede. A organização é dos acadêmicos do 7º período do curso de Educação Física (Licenciatura), com participação aberta aos professores e alunos e para o público em geral. A previsão das coordenadoras é de reunir em torno de 100 pessoas nas atividades.

A programação prevê dois momentos. No primeiro dia, acontece a parte teórica, com mesa redonda e palestras, com abertura às 14 horas. A professora doutora Elisângela Chaves, ex-docente da Unimontes e atualmente pesquisadora da UFMG, abordará em palestra o tema “Dança e Educação”.

Em seguida, às 15h30, uma mesa redonda abre discussão para os estilos Dança Afro (professora Fernanda de Souza Cardoso), Dança Folclórica (professor José Roberto Lopes de Sales) e Dança Contemporânea (professora Janice Carvalho).

No dia 3/3, a programação será pela manhã e início da tarde, nas quadras 1 e 2 do Centro Esportivo Universitário Reitor João Valle Maurício (CEU) e na sala de dança do Laboratório de Exercício, com as oficinas dos três estilos de dança debatidos nas mesas redondas.

A acadêmica Maria Tereza Durães integra a comissão organizadora e explica que o evento é aberto não somente para os adeptos da dança, mas também aos profissionais e acadêmicos de áreas afins, como Artes e Pedagogia, “para que tenham a oportunidade de abordar sobre os métodos e ações de inserção da dança ao ensino escolar”.

I Simpósio de Dança Escolar
Tema: “É Dançando que se Aprende”
Datas: 2 e 3 de março
Local: campus-sede