Montes Claros sedia, a partir desta sexta-feira (17/05), o 1° Simpósio Norte-mineiro de Medicina da Família e Comunidade. A organização é do curso médico da Universidade Estadual de Montes Claros em parceria com a Liga Acadêmica Norte-mineira de Saúde da Família (LANSF), com programação até o domingo (19). O objetivo é de complementar o aprendizado médico com enfoque na atenção primária. Também participam acadêmicos e professores de medicina das Faculdades Unidas do Norte de Minas (Funorte) e das Faculdades Integradas Pitágoras (FIP-MOC).

O professor da disciplina Medicina de Família, Leandro Dias de Godoy Maia, é o organizador geral das atividades e destaca que, durante três dias serão discutidos temas que promovem a prevenção e a promoção da saúde primária, permitindo aos acadêmicos o contato com atividades práticas, bem como o aprofundamento do conhecimento em áreas diversas. A expectativa é de reunir 400 pessoas ao longo da programação, com a apresentação de 115 trabalhos científicos de professores, acadêmicos, mestrandos e doutorandos na forma de pôsteres.

As palestras acontecerão no auditório das Faculdades Pitágoras, assim como a solenidade oficial de abertura, às 18 horas desta sexta-feira. Já as oficinas acontecem nas salas do Prédio 6, no campus-sede da Unimontes.

Haverá palestras e mesas-redondas, com emissão certificado de 20 horas/aula aos participantes. Entre os temas que serão abordados nas palestras estão: “Vertigens e tonturas, uma abordagem prática”, com o médico de família, Mariano Fagundes; “O que há de novo em asma e DPOC?”, palestra que será proferida pelo pneumologista, Fernando Colares; e “Doenças ocupacionais”, com o médico de família e do trabalho, Leandro Godoy Maia.

E ainda: “Manifestações dermatológicas de doenças sistêmicas voltadas para a Atenção Primária”, com o médico de família, Mariano Fagundes; “Abuso/dependência de benzodiazepínicos”, com a psiquiatra Ana Carolina Ruas; “Hipertensão e diabetes: cuidados e condutas”, com o médico de família, Igor Caldeira.

“Melhor formação”

“Nosso objetivo é incentivar os participantes para a produção de pesquisas com foco nas patologias mais comuns. E as palestras durante o Simpósio reforçam essa iniciativa”, acrescenta o aluno Marcelo de Souza Cruz Ladeia, do 9º período de Medicina da Unimontes e presidente da Liga Acadêmica.

Também serão realizadas oficinas com os temas “Exame neurológico voltado para tonturas e vertigens”, “Dispositivos inalatórios” e “Exame de Fundo de olho” e “Prática de ECG”.

A programação completa está no blog da Liga Acadêmica.

Relacionadas

Reitor aborda desafios do atual momento da Unimontes e convoca: “Precisamos expandir nossas ações”
NIC/Unimontes oferece 225 vagas em oito cursos presenciais de inglês
Pesquisa da Unimontes avalia condições de saúde dos quilombolas
Reitores da Unimontes e UEMG discutem ações conjuntas
Filosofia: agenda em maio terá laboratório com debate sobre currículo e defesas de dissertações
Unimontes entre as convidadas para audiência pública da Frente Parlamentar em Defesa da Ciência, na Assembleia