Como forma de prevenir e manter a segurança na assistência interna, o Hospital Universitário Clemente de Faria, por intermédio do Núcleo de Vigilância Epidemiológica em âmbito Hospitalar, desenvolve campanha de vacinação dos servidores contra o “Vírus Influenza”. A intenção dos coordenadores é de atender, até esta quarta-feira (8/05), aproximadamente mil servidores do hospital. A iniciativa integra a Campanha Nacional realizada pelo Ministério da Saúde em todo o País nas unidades de saúde.
No HUCF, até essa segunda-feira (6) foram vacinadas cerca de 600 pessoas. O atendimento é feito no horário de 8 às 12 horas e de 17 às 21 horas.
A campanha de vacinação acontece em âmbito nacional até o dia 10 de maio e protege a pessoa contra os três subtipos do vírus da gripe que mais circularam no inverno passado (A/H1N1; A/H3N2 e influenza B). Na maioria dos casos, as pessoas que contraem o “Vírus Influenza” apresentam sintomas leves, porém, em alguns grupos, podem ocorrer complicações, gerando outras doenças graves, como a pneumonia bacteriana.
O objetivo da campanha não é eliminar a doença, mas prevenir e reduzir os casos graves, as internações e as mortes. A vacina é segura e a única contraindicação é para as pessoas que têm alergia severa ao ovo. A campanha é destinada a idosos com 60 anos ou mais, crianças de seis meses a dois anos de idade, indígenas, gestantes, pessoas privadas de liberdade e profissionais de saúde, além de mulheres com filhos com menos de 45 dias de vida.