Os vencedores apresentaram projeto de gestão eficiente de energia

page sans-serif;”>O professor José Lúcio Ferreira Higino e o engenheiro eletricista Roque Cerávolo, ambos pertencentes à Pró-Reitoria de Planejamento, Gestão e Finanças, participaram do Curso de Aperfeiçoamento em Gestão Eficiente de Energia oferecido pela CEMIG, por meio do Programa de Eficiência Energética – PEE e ministrado pela DATTE – Educação & Treinamento.

O curso foi oferecido na modalidade a distancia e contou com 12 disciplinas, exercícios práticos e trabalho de conclusão sob o formato de projeto de aplicação prática.  Foram oito meses de duração, permitindo a capacitação de profissionais que trabalham em instalações consumidoras de energia e que necessitam exercer o controle de seu consumo e custo.

Os trabalhos finais foram apreciados pela ANEL, que escolheu os melhores trabalhos. Os representantes da Unimontes conquistaram “menção honrosa”, conferida pelo PEE. Além dos certificados de conclusão de curso e menção honrosa, os servidores receberam outros prêmios como conjunto de materiais específicos da área, nos formatos impresso e digital.

dois3

Ao todo foram inscritos 126 trabalhos de empresas públicas e privada. Os dois servidores da Unimontes elaboraram um projeto que contempla a racionalização de custos. Eles escolheram uma unidade do campus como objeto de estudo, identificando problemas e levantando sugestões. O projeto foi adaptado e hoje está pronto para ser institucionalizado como referência de ação de eficiência energética com baixo consumo de energia.

“O curso ampliou nossa visão com técnicas e novos olhares para dedicarmos ainda a nossa capacidade técnica e buscar alternativas de redução de custos de energia. Agora é disseminar e colocar em prática”, disse o engenheiro eletricista Roque Cerávolo.

“O curso representou conscientização maior em relação à gestão eficiente de energia e aquisição de novos conhecimentos na área. Atualmente, as empresas precisam de profissionais com conhecimentos específicos que trabalhem com o racional das diversas formas de energia, o que resulta em diminuição de gastos”, observou o professor Lúcio.