Aconteceu no último domingo (21/4), Dia de Tiradentes, em Ouro Preto, a solenidade de entrega da Medalha da Inconfidência, conferida às pessoas e personalidades que contribuem diretamente com o desenvolvimento do Estado e do País. A cerimônia foi presidida pelo governador Romeu Zema, no Centro de Convenções da Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop).

Entre os homenageados estiveram cinco representantes da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes): os professores e médicos Divino Urias Mendonça (coordenador dos programas de Residências do Hospital Universitário Clemente de Faria) e Raimundo dos Santos Sobrinho (do curso de Medicina), juntamente com os servidores técnico-administrativos Adilson Caldeira Veloso (lotado na Secretaria Geral), Dardânia Glayce Barbosa (Pró-Reitoria de Pesquisa) e Ednilsa Morais (Setor de Contabilidade da Pró-Reitoria de Planejamento, Gestão e Finanças).

A emoção em receber a comenda fica evidente. Servidora da universidade há 27 anos,   Dardânia Glayce Barbosa lembra-se da fase de institucionalização da Universidade, e destaca o carinho com o qual recebe a homenagem. “Fico muito agradecida pelo reconhecimento, pois sabemos que a dedicação, empenho e o profissionalismo nos motiva a alcançar nossos objetivos e nosso crescimento pessoal e profissional”. 

IMG 0864

Adilson Caldeira Veloso, servidor da Secretaria Geral da Unimontes

  
divino urias-2019

O médico do HUCF, Divino Urias

   
IMG 0842

Servidora Dardânia Glayce Barbosa

Outro servidor que presenciou a transformação da FUNM em Universidade foi Adilson Caldeira Veloso. “Considero a Unimontes como minha segunda casa. A medalha é um reconhecimento do trabalho executado junto aos colegas (servidores). Sem a ajuda deles, não conseguiria desenvolver o que fiz até hoje. Divido os méritos da homenagem com todos eles, entendendo que a gratificação maior é saber que o nosso trabalho está sendo reconhecido em prol da Universidade”, se emociona o servidor da Secretaria Geral, que também passou pela Imprensa Universitária. Caldeira está na Unimontes desde 1989, há 30 anos. 

Prestes a se aposentar – afinal são 42 anos de serviços prestados à Universidade, o professor e médico Raimundo dos Santos Sobrinho confidencia que “está extremamente sensibilizado com a lembrança do reitor professor Antonio Alvimar Souza, que colocou nosso nome para ser agraciado. De igual modo minha família. Estou extremamente honrado. Vi a Unimontes crescer desde muito cedo. Importante estar encerrando esse trabalho, que coroa a minha carreira. Não poderia ser melhor”.

 

Relacionadas

Reitor aborda desafios do atual momento da Unimontes e convoca: “Precisamos expandir nossas ações”
NIC/Unimontes oferece 225 vagas em oito cursos presenciais de inglês
Pesquisa da Unimontes avalia condições de saúde dos quilombolas
Reitores da Unimontes e UEMG discutem ações conjuntas
Filosofia: agenda em maio terá laboratório com debate sobre currículo e defesas de dissertações
Unimontes entre as convidadas para audiência pública da Frente Parlamentar em Defesa da Ciência, na Assembleia