Os servidores Arnóbio Caíres, Felipe Gabrich e Humberto Velloso Reis, da Universidade Estadual de Montes Claros, estão entre os agraciados neste ano pelo Governo de Minas Gerais com a Medalha Santos Dumont. A entrega da insígnia acontece nesta sexta-feira (25/10), às 15 horas, na Fazenda Cabangu, no município de Santos Dumont, sob a presidência do governador Antonio Anastasia. O reitor João dos Reis Canela participará da cerimônia como integrante do Conselho da Medalha.

A condecoração foi criada pelo governo estadual em outubro de 1956 para agraciar pessoas e entidades que tenham contribuído com o progresso e o desenvolvimento de Minas e do País. Considerada a segunda mais importante honraria entre as oferecidas pelo Governo de Minas, a Medalha Santos Dumont é tipificada em Grande Colar e medalhas de ouro, prata e bronze.

A solenidade de entrega da medalha contará também com a presença de autoridades de todo o País. O orador oficial será o reitor da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), professor Clélio Campolina Diniz.

OS HOMENAGEADOS – Os três servidores da Unimontes que receberão a Medalha Santos Dumont fizeram e ainda fazem parte da evolução histórica da Universidade. O assessor chefe de Comunicação Social da Unimontes, jornalista Felipe Gabrich foi um dos que acompanharam fatos históricos, costuras políticas que ensejaram a criação de cursos e departamentos e foi testemunha ocular dos punhos que assinaram a criação da Unimontes.

Para Gabrich, que está na Universidade há mais de uma década, “a medalha reconhece o trabalho que tenho desenvolvido na imprensa em Montes Claros e na Universidade em favor do desenvolvimento e da melhoria da condição de vida das pessoas”.

Diretor de Documentação e Informações (DDI), Humberto Velloso Reis está há 30 anos servindo a Universidade e acredita que a medalha é um reconhecimento ao trabalho exercido nesse período. “Tenho profunda gratidão a Deus que me concedeu a honra, o privilégio e a oportunidade de receber tão importante comenda. Agradeço a minha família pelo apoio, carinho e compreensão ao incentivar-me diariamente. Agradeço aos amigos e colegas da Unimontes com os quais compartilho esse momento. De forma especial, ao magnífico reitor João dos Reis Canela por conceder-me tão honrosa homenagem”, observou.

Dos três agraciados, o pregoeiro e integrante da Comissão Permanente de Licitação da Unimontes, Arnóbio Caíres trabalha há 34 anos, sendo 20 de Unimontes. A medalha, segundo Caires, reforça não só o compromisso que tem com a Universidade como “coroa uma vida, visto que a medalha é de extrema importância para mim e para minha família. Um reconhecimento que ficará marcado para sempre e que mostrarei para os meus bisnetos”.

Relacionadas

Reitor aborda desafios do atual momento da Unimontes e convoca: “Precisamos expandir nossas ações”
NIC/Unimontes oferece 225 vagas em oito cursos presenciais de inglês
Pesquisa da Unimontes avalia condições de saúde dos quilombolas
Reitores da Unimontes e UEMG discutem ações conjuntas
Filosofia: agenda em maio terá laboratório com debate sobre currículo e defesas de dissertações
Unimontes entre as convidadas para audiência pública da Frente Parlamentar em Defesa da Ciência, na Assembleia