No dia 08 de dezembro, a cidade de Matias Cardoso, no Norte de Minas, vai sediar a solenidade de Entrega da Medalha dos Gerais, às 9h30, na Praça Cônego Maurício, localizada no centro da cidade. Nesta data, a cidade é elevada à condição de Capital do Estado, na comemoração do “Dia das Gerais”.
Serão condecoradas pessoas que contribuíram com o desenvolvimento econômico, cultural e social da região e de Minas Gerais. Uma das agraciadas com a Medalha Maria da Cruz será a servidora Analista Universitária/Administradora da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), Marlene de Lourdes Vieira Lima, que atualmente integra a Comissão Técnica de Processos Seletivos – Coteps, conforme Portaria 090-Reitor/2023.
A homenageada falou sobre a emoção de ser indicada. “Ao saber desta significativa homenagem, no dia dos Gerais, o sentimento imediato foi um despertar de memórias, de histórias vividas e construídas na Universidade; afinal, a história da gente acaba por se misturar com a história da Unimontes. Na labuta diária, na vontade de que as coisas deem certo, de que a Unimontes melhore cada vez mais, por ser pilar de transformação para tanta gente, a Universidade já foi – para mim e minha família – e continuará sendo, para as próximas gerações, esse pilar! A minha vida tem, sim, o antes e o depois da Unimontes”.
Ela completa que teve a oportunidade de trabalhar muito e, em alguns setores, pôde adquirir vasto conhecimento e muitas amizades. “Continuo aprendendo e guardo com carinho muitas amizades e saudades de mulheres fortes e aguerridas, como Cleonice Souto, Terezita Braga, Grace Athayde, Fátima Pinho, Ruth Tolentino, para citar algumas, com quem tanto aprendi, mulheres que abriram, ao seu modo e querer, caminhos para a melhoria e o crescimento da Unimontes e dos seus servidores”, ressalta Marlene Vieira Lima.
A servidora também destacou os homens do passado e do presente, como Irineu Lopes, Otil Dias, Almir Lopes, Paulo César Gonçalves de Almeida, Antônio Jorge, José Geraldo de Freitas Drumond, Ruy Klassmann, o reitor Wagner de Paulo Santiago e tantos outros que sempre abraçaram e acreditaram no potencial e grandeza da Unimontes. Mas citou novamente o protagonismo da mulher na instituição. “Destaco com orgulho, o trabalho das mulheres na história da Unimontes, em todo o tempo, desde o trabalho das professoras pioneiras que implantaram o ensino superior no Norte de Minas, como a professora Baby Figueiredo. Olhando para trás, sabemos o quanto já foi construído, mas ainda há muito a ser feito, e acredito que conseguiremos! Sou grata pelo reconhecimento ao meu trabalho, simples, mas de dedicação e compromisso constante com a Unimontes”, agradeceu a servidora.
A honraria é entregue anualmente, no Dia dos Gerais, por meio do Decreto nº 45.649, de 18 de julho de 2011, quando Matias Cardoso, se transforma na capital de Minas Gerais por um dia. As medalhas “Maria da Cruz” e “Matias Cardoso” são concedidas às autoridades civis, políticas, jurídicas e militares, secretários e cidadãos, como reconhecimento cívico do Governo do Estado aos que contribuíram para o desenvolvimento cultural, econômico e social para o Estado, e principalmente para a região Norte Mineira.
CURRÍCULO
Marlene de Lourdes Vieira Lima, é egressa da Unimontes, dos cursos de graduação em Administração e de Ciências Sociais, e, também, pós-graduada em Gestão Pública. Iniciou a experiência administrativa na Universidade, com a realização de estágio supervisionado, no Setor de Pessoal, tendo obtido contratação consecutiva como coordenadora administrativa desse setor. Foi concursada em 1994, para o cargo efetivo de Analista Universitário/ Administrador, e ocupou os cargos em comissão de Chefe de Divisão Pessoal e de Secretária-Geral. Foi Coordenadora administrativa do Festival Grande Sertão, projeto cultural, pioneiro; atuou no setor de vestibular e de concursos públicos da Unimontes e na Pró-reitoria de Ensino. Atualmente, integra a Comissão Técnica de Processos Seletivos – Coteps, conforme Portaria 090-Reitor/2023.