Medicina, Odontologia, Enfermagem e Agronomia conquistaram nota 4

Oito cursos da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) foram avaliados no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), referente ao ano de 2016. O curso de Serviço Social conquistou o conceito 5, maior nota na avaliação. Já os cursos de Medicina, Enfermagem, Agronomia e Odontologia obtiveram o conceito 4 – também considerado como nota máxima. O resultado da avaliação, que analisou o desempenho de cerca de 195 mil estudantes concluintes dos cursos de 197 instituições de ensino superior no Brasil, foi divulgado entre a última sexta-feira (1º) e esta segunda-feira (4/9), pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), do Ministério da Educação.

Ainda pela Unimontes, foram avaliados os cursos de Zootecnia e de Tecnologia em Agronegócio, que conquistaram nota 3. O curso de Educação Física (bacharelado), por questões técnicas, ficou sem nota no exame. Conforme dados da Pró-Reitoria de Ensino, 210 acadêmicos concluintes realizaram o exame pela Unimontes.

MELHORES DO PAÍS

O curso de Serviço Social da Unimontes está entre os 12 cursos de todo o Brasil com conceito 5 e aparece em 9º lugar entre as Instituições Públicas de Ensino Superior. São quatro turmas com aproximadamente 115 acadêmicos. A graduação foi implantada em 2003.

“O crescimento permanente da Universidade a partir dos cursos de graduação, além do compromisso direto de professores e alunos, necessita agregar valores, como o reconhecimento da qualidade por meio do Enade”, observa o reitor em exercício da Unimontes, vice-reitor Antonio Alvimar Souza.

ORGULHO

Conforme a professora Geusiani Pereira Silva e Nascimento, coordenadora do Curso de Serviço Social da Unimontes, a nota obtida pelo curso é motivo de alegria e orgulho para a toda a comunidade acadêmica que, diretamente, envolve-se com as atividades de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidas pelos seus docentes e discentes e, indiretamente, atende demandas de órgãos públicos, privados e da sociedade civil. “Este importante resultado demarca, também, os esforços de professores e alunos que se preocupam com uma formação profissional de qualidade. Trata-se da única Instituição de Ensino Superior Pública do Estado que oferece vagas para a modalidade presencial em Serviço Social em todo o Norte de Minas”.

Os professores Wesley Helker Felício Silva e Luiz Carlos de Souza, que também atuam neste processo de formação profissional, enfatizam que a “nota 5 do Curso de Serviço Social traz entusiasmo e, ao mesmo tempo, fortalece o compromisso com a formação de qualidade e com a defesa da universidade pública em tempos tão adversos. Sabemos que ainda temos muito construir, mas isso demonstra que estamos no caminho certo”.

MAIOR

Este foi o maior Enade já realizado, tanto em número de cursos quanto de participantes. No ano de 2016, foram avaliadas 18 áreas de enquadramento: Agronomia; Biomedicina; Educação Física; Enfermagem; Farmácia; Fisioterapia; Fonoaudiologia; Medicina; Medicina Veterinária; Nutrição; Odontologia; Serviço Social; Zootecnia; Tecnologia em Agronegócio; Tecnologia em Estética e Cosmética; Tecnologia em Gestão Hospitalar e Tecnologia em Gestão Ambiental.

“Os índices do Enade demonstram os avanços do relevante trabalho desenvolvido na nossa Unimontes na busca pela qualidade e excelência do ensino superior”, destacou a pró-reitora adjunta de Ensino, professora Franceli Aparecida dos Santos.

IGC E CPC

A partir de novembro, o governo federal deve divulgar outros índices que têm a prova do Enade como base, como o Conceito Preliminar do Curso (CPC) e Índice Geral de Cursos (IGC). Eles vão incluir, além do desempenho dos alunos, questões como corpo docente, infraestrutura, recursos didático-pedagógicos e ainda a avaliação dos cursos de pós-graduação de cada instituição junto à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).