O Centro de Excelência do Semiárido – Sertão, vinculado à Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), está com inscrições abertas para o I Simpósio Integrado de Inovação (SII). O prazo segue até o dia 5 de novembro, pelo link https://www.sympla.com.br/evento/i-simposio-integrado-de-inovacao-i-sii/3167395. São oferecidas 120 vagas.
Espaço estratégico
O evento, previsto para ocorrer nos dias 06 e 07 de novembro, visa ser um espaço estratégico para fomentar a inovação, o desenvolvimento sustentável e a competitividade regional e nacional, destinado a pesquisadores, empreendedores, estudantes e profissionais da região. O local será o restaurante Já Va Li.
Programação
Na programação palestras, painéis e experiências voltadas à inovação, tecnologia e soluções para o Semiárido. A Comissão Organizadora do evento reúne docentes, pesquisadores e colaboradores dos quatro pilares de atuação do Sertão – Inteligência Artificial (IA) e Internet das Coisas (IoT); Bioeconomia no Semiárido; Agroeconomia no Semiárido; e Biodiversidade no Semiárido. Trata-se de profissionais comprometidos com a excelência e a inovação. Iniciativa inovadora que busca desenvolver soluções científicas e tecnológicas para impulsionar o desenvolvimento sustentável do semiárido norte mineiro.
Com investimento assegurado de R$ 20 milhões oriundos da Fapemig ao longo de cinco anos, o Sertão tem como objetivo desenvolver soluções científicas e tecnológicas para mitigar os impactos das mudanças climáticas, combater a desertificação e promover o desenvolvimento sustentável no Norte de Minas. A proposta do Centro de Excelência do Semiárido foi formalizada em março de 2024, durante visita do presidente da Fapemig à Unimontes.