O Museu Regional do Norte de Minas (MRNM), vinculado à Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), está com duas exposições abertas à visitação pública. Tratam-se da “Série Ambulantes de Praia” e “Faces da Arte”, que podem ser apreciadas até o próximo dia 27, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h30min, com entrada gratuita.
O MRNM fica localizado na rua Coronel Celestino, 75, no centro histórico da cidade. Grupos com mais de 10 pessoas devem obrigatoriamente agendar visitas por e-mail: agendamentomrnm@gmail.com.

Série Ambulantes de Praia

O artista Adel Gonzaga inspira-se nos vendedores das praias cariocas. Com a Série Ambulantes de Praia, no Salão 1 do MRNM, ele procura retratar a beleza e a luta dos trabalhadores que percorrem as areias sob sol escaldante. No estilo naïf, corrente artística caracterizada pela espontaneidade, original e instintiva, também conhecida como arte ingênua, as pinturas em acrílica sobre tela apresentam a simplicidade dos traços e as cores vibrantes da arte popular brasileira.
Natural do município norte-mineiro de Januária, Adel Gonzaga mora no Rio de Janeiro desde 1981. Sua arte já foi exposta no Brasil e no exterior, sempre no contexto de valorização da cultura e das paisagens brasileiras.

Faces da Arte

Já a jovem Ana Damasceno, de 18 anos, por meio da exposição Faces da Arte, encanta com cores, paisagens e a rica fauna de Grão Mogol, Norte de Minas. Inspirada por sua avó, Ana Souza Damasceno, também pintora, Ana encontrou nas telas um caminho de paz e autoconhecimento. Começou a desenhar aos 12 anos e, aos 15, se apaixonou pela pintura.

Na abertura da exposição, no Salão 2 do MRNM, ela trocou ideias com os visitantes. Disse que “a arte tem muitas vertentes, há muitos estilos de arte” que visam sobretudo propiciar aos que da arte se aproximam “sentir alguma coisa, eu, por exemplo, quando olho um quadro sinto paz, não sei, um lugar distante (…)”, que afeta cada um de forma diferente. “Eu me sinto feliz em poder contribuir com tudo isso”, pontuou.

MRNM

O Museu Regional do Norte de Minas prioriza atividades destinadas à pesquisa, identificação, conservação e divulgação de registros da cultura material e imaterial do Norte de Minas. A educação patrimonial é uma de suas principais funções, enquanto a democratização e o acesso aos bens culturais seus pilares. A partir de exposições e ações, o MRNM, portanto, contribui para a construção de “uma sociedade mais integrada ao reconhecimento de sua identidade e consciente do patrimônio cultural de sua localidade, tornando-se espaço para o diálogo, reflexão histórica e da inclusão social”.
O prédio do museu, construído em 1886 para residência e comércio – e mais tarde utilizado como sede escolar -, hoje, é uma edificação de importante valor arquitetônico e histórico para o município. Possui fachada rústica no estilo colonial em grandes portas e janelas e teto de madeira. Foi tombado em 28 de setembro de 1999, para instalação do Museu Regional do Norte de Minas. Os dados são do site minasgerais.com.br.

Relacionadas

Representantes da Unimontes serão homenageados com a Medalha da Inconfidência – cerimônia acontecerá em Ouro Preto
Hospital Universitário recebe secretário e procurador do município para debater melhorias nos serviços de saúde
Representantes da ETS do CEPT/Unimontes participam de oficina nacional para formação de tutores do SUS
Curso de Medicina da Unimontes é o melhor de Minas Gerais, aponta o Enade/2023
Unimontes tem 55 acadêmicos beneficiados pelo Pé de Meia Licenciaturas – Segunda chamada já está aberta
Editora Unimontes lança livro sobre humor e violência da ditadura militar, a partir de contos e crônicas de Veríssimo