A Universidade Estadual de Montes Claros foi comunicada sobre a aprovação do pedido apresentado à Câmara de Orçamento e Finanças (COF), da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (SEPLAG), para mais nomeações de candidatos aprovados no Concurso Público para os cargos de Professor de Educação Superior e, ainda, as primeiras nomeações para o Concurso Público de Médico Universitário, no âmbito do Hospital Universitário Clemente de Faria(HUCF).
Na última segunda-feira (26/7), em Belo Horizonte, o reitor da Unimontes, professor João dos Reis Canela, esteve reunido com a subsecretária de Gestão de Pessoas da Seplag, Warlene Salum Drumond Rezende, que oficializou a comunicação para a Universidade sobre a decisão da COF/Seplag. O encontro contou com a participação do pró-reitor de Planejamento, Gestão e Finanças, professor Roney Versiane Sindeaux, e do diretor de Desenvolvimento de Recursos Humanos (DDRH), Allysson Danilo Dantas Silva.
“Este é um ato de extrema importância para a nossa Universidade, uma vez que dá sequência a uma ação estruturante da Unimontes. Um dos trabalhos mais concretos e desafiantes dos últimos tempos e seguimos determinados e pertinentes com a perspectiva de, a cada momento, valorizar ainda mais o nosso corpo docente e os nossos profissionais”, destacou o reitor João dos Reis Canela.
Conforme a COF/Seplag, para o concurso de Professor de Educação Superior foi validado o pedido de nomeação de mais 86 nomeações de candidatos aprovados para subáreas vinculadas a 17 editais: Artes, Clínica Médica, Comunicação e Letras, Direito Privado, Direito Público Adjetivo, Educação Física, Educação, Enfermagem, Biologia Geral, Fisiopatologia, Geociências, História, Métodos e Técnicas Educacionais, Odontologia, Políticas e Ciências Sociais, Ciências da Computação e Ciências Exatas.
O governador Fernando Pimentel já efetivou 501 nomeações do Concurso Público para Professor da Unimontes, o que corresponde a 91,75% do total de vagas que tiveram candidatos aprovados no certame. E, entre o final de maio e o início de junho, o Governo do Estado publicou os atos da Reitoria da Unimontes que autorizam a prorrogação – por mais dois anos – da vigência de 66 subáreas do Concurso Público para Professor.
MÉDICO UNIVERSITÁRIO
Sobre o concurso de Médico Universitário, a Seplag sinalizou a aprovação do pedido para nomear 74 (setenta e quatro) profissionais – do total de 97 candidatos aprovados em 32 especialidades. O resultado final foi homologado em 27 de dezembro de 2016.
A relação inclui as áreas de Anestesiologia, Cirurgia, Clínica Médica, Clínica Geral, Hematologia, Endocrinologia, Endoscopia, Ginecologia, Infectologia, Intensivista Clínico, Oftalmologia, Ortopedia, Pediatria, Psiquiatria, Imaginologia, Urologia e Ecocardiografia.
Para o HUCF, o reitor João Canela destaca que o concurso proporciona um ganho extraordinário para os profissionais médicos, na perspectiva de consolidação do corpo clínico da unidade, especialmente na segurança funcional e previdenciária. “estaremos sempre presentes na perspectiva de isonomia salarial com a Fhemig”.
A Diretoria de Desenvolvimento de Recursos Humanos (DDRH) adota os procedimentos necessários para agilizar os processos relativos à publicação dos respectivos atos de nomeação no Diário Oficial do Estado, aguardando a anuência do Governo do Estado de Minas Gerais.