“Palhaçoterapia”, artesanato, musicoterapia e contação de histórias. As quatro atividades integram a programação do Projeto SensibilizARTE 2017, iniciativa vinculada às ações da International Federation of Medical Students Associations(IFMSA) – ou Federação Internacional de Associações de Estudantes de Medicina do Brasil (IFMSA-Brasil), por meio do Comitê Local de Saúde Pública (SCOPH), da Universidade Estadual de Montes Claros. O programa, previsto para acontecer ainda no primeiro semestre deste ano, conta ainda com a participação do curso de Artes da Unimontes, por meio de projeto de Extensão coordenado pelo professor do Departamento de Estágios e Práticas Escolares e do curso de Teatro, Leonardo Silva Alves.

No dia 4 de março, os organizadores promoveram a pré-seleção dos acadêmicos interessados no projeto. Cerca de 50 estudantes se inscreveram para a seletiva. “A partir de agora, estamos analisando as notas para breve divulgação dos participantes”, explica o vice-presidente da IFMSA Brazil e acadêmico de Medicina, Samuel Gomes.

ETAPAS E HUMANIZAÇÃO

O SensibilizARTE acontece em três etapas. A primeira delas foi a inscrição, aberta a participação de todos os acadêmicos vinculados aos cursos de graduação da Unimontes. Serão selecionados 20 voluntários. Já na segunda fase, os estudantes escolhidos participam de um teste. A terceira é o programa propriamente dito.

Com duração de 1 (um) ano, um dos requisitos do SensibilizARTE é que o acadêmico tenha disponibilidade semanal e arque com uma taxa simbólica de R$ 5 (cinco), montante que será repassado aos organizadores do projeto. O objetivo do programa é a humanização da relação médico-paciente e assistência aos pacientes e servidores do Hospital Universitário Clemente de Faria (HUCF).

A previsão é que, além dos 20 selecionados, o programa terá a participação paralela de 20 acadêmicos de Medicina da Unimontes. O resultado da seletiva será divulgado em breve.

Relacionadas

Reitor aborda desafios do atual momento da Unimontes e convoca: “Precisamos expandir nossas ações”
NIC/Unimontes oferece 225 vagas em oito cursos presenciais de inglês
Pesquisa da Unimontes avalia condições de saúde dos quilombolas
Reitores da Unimontes e UEMG discutem ações conjuntas
Filosofia: agenda em maio terá laboratório com debate sobre currículo e defesas de dissertações
Unimontes entre as convidadas para audiência pública da Frente Parlamentar em Defesa da Ciência, na Assembleia