Os trabalhos científicos desenvolvidos por acadêmicos dos cursos de licenciatura da Universidade Estadual de Montes Claros em escolas públicas do ensino fundamental e médio, no âmbito do Programa Institucional de Bolsas de Incentivo a Docência (PIBID), são apresentados na programação do 8º Fórum de Ensino, Pesquisa, Extensão e Gestão (Fepeg). As sessões tiveram início nesta quinta-feira (25/09), no campus-sede, como parte do V Seminário de Formação Continuada do Pibid e do III Seminário de Formação Continuada do Pibid.

Os dois seminários são realizados na quadra II do Centro Universitário Reitor João Valle Maurício. Na abertura dos trabalhos, o reitor João dos Reis Canela ressaltou a relevância do Pibid para o reforço das licenciaturas. “Esse programa oferece a oportunidade da formação de professores mais sensíveis à realidade em que vivemos”, avaliou o reitor.

A coordenadora institucional do Pibid, professora Silvana Diamantino França, ressaltou a grande dimensão do evento que reúne 2.160 acadêmicos bolsistas de iniciação à docência, com a participação de alunos dos cursos de graduação do campus-sede e dos demais campi da universidade, além dos professores coordenadores e de alunos de escolas do nível básico atendidas pelo programa.

O pró-reitor de Ensino, professor João Felício Rodrigues Neto, destacou os avanços dos cursos de licenciatura. “O Ranking Universitário da Folha, divulgado recentemente, mostra que os cursos de licenciatura da Unimontes estão bem avaliados, ficando a frente dos cursos de universidades tradicionais do País”, afirmou.

O professor Júlio Emílio Diniz Pereira, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), proferiu a palestra “A palestra “A Formação de Professores nos cursos de licenciatura”.

Relacionadas

Reitor aborda desafios do atual momento da Unimontes e convoca: “Precisamos expandir nossas ações”
NIC/Unimontes oferece 225 vagas em oito cursos presenciais de inglês
Pesquisa da Unimontes avalia condições de saúde dos quilombolas
Reitores da Unimontes e UEMG discutem ações conjuntas
Filosofia: agenda em maio terá laboratório com debate sobre currículo e defesas de dissertações
Unimontes entre as convidadas para audiência pública da Frente Parlamentar em Defesa da Ciência, na Assembleia