A Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) por intermédio da coordenação do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Ciências da Saúde (PPGCS), receberá, nas próximas quinta-feira e sexta-feira (07 e 08 de dezembro) os renomados pesquisadores espanhóis Doutor Paul Bosch e Doutor Israel Molina, ambos da Unidade de Medicina Tropical do departamento de doenças infecciosas do Hospital Universitário Vall d’Hebron em Barcelona, na Espanha. Eles vão participar dos seminários de Internacionalização, da Comissão de Internacionalização do PPGCS.

A iniciativa surge como parte de uma chamada interna realizada pelo PPGCS, visando impulsionar a mobilidade internacional, fomentar o intercâmbio científico, promover o aprimoramento discente e docente, além de viabilizar parcerias interinstitucionais. Este ano, o evento se destaca pela participação dos pesquisadores espanhóis, especialistas na área de Medicina Tropical.

A programação dos Seminários de Internacionalização é abrangente e contempla tanto aspectos teóricos como práticos. As atividades incluem reuniões científicas, rodas de conversa com indivíduos afetados pela doença de Chagas, apresentação de dados, visita ao Ambulatório de Chagas para discussão de fluxos, e incursões em domicílios rurais para a coleta do inseto vetor.

A iniciativa é parte das ações estratégicas promovidas pelo grupo de pesquisa em Doenças Infecciosas e Parasitárias (DIP), em colaboração com os professores do PPGCS. Sob a coordenação das professoras e pesquisadoras Ariela Mota e Thallyta Maria Vieira, e do professor Luciano Freitas, do departamento de Clínica Médica da Unimontes, o evento busca fortalecer as pesquisas na área. Objetiva também promover a troca de experiências entre pesquisadores nacionais e internacionais.

A presença dos pesquisadores espanhóis enriquecerá o debate acadêmico, proporcionando uma visão internacional sobre as questões relacionadas às doenças infecciosas e parasitárias, com foco especial na doença de Chagas. A expectativa é que o evento contribua para o desenvolvimento científico e venha, também, estabelecer laços duradouros de colaboração entre a Unimontes e instituições de excelência no exterior.

Os Seminários de Internacionalização do PPGCS representam mais um passo significativo da Unimontes em sua busca pela excelência acadêmica e pela consolidação de uma rede internacional de conhecimento e pesquisa. A participação ativa da comunidade acadêmica é essencial para o sucesso do evento, e a universidade convida todos os interessados a se envolverem nesse momento enriquecedor de intercâmbio científico e cultural.

Relacionadas

Prazo para renovação de matrículas para o primeiro semestre de 2025: 13 a 22 de janeiro
Unimontes será um dos centros de pesquisa para programa de cuidados cardiovasculares no SUS
Edital Sisu/Unimontes 2025 – Inscrições começam no dia 17 de janeiro
Unimontes reforça compromisso com biossegurança em laboratórios de pesquisa
Unimontes investe em conectividade e oferece Office 365 gratuito à comunidade acadêmica
PA Campus segue aberto até dia 26 e retorna em fevereiro