Aberto oficialmente o III Seminário do Grupo Institucional da Política de Humanização do Norte de Minas (GIPH Norte). A solenidade foi realizada nesta quinta-feira, pela manhã, no auditório Mário Ribeiro da Silveira (prédio 6 do campus-sede). O reitor da Universidade Estadual de Montes Claros, professor João dos Reis Canela, destacou a importância dos debates sobre o tema no ambiente hospitalar. Ele fez um resgate histórico da lei 8080, de 19 setembro de 1990, de criação do Sistema Único de Saúde, e salientou que “ações como esse seminário oferecem a oportunidade para uma discussão mais profunda e de melhor interpretação da legislação que dispõe sobre a promoção, proteção e recuperação da saúde no País”.

O reitor fez questão de observar que o Hospital Universitário Clemente de Faria, da Unimontes, vem implementando ações de humanização nos últimos anos, que visam sempre elevar as condições de bem-estar dos pacientes. “Mas ainda há muito o que ser realizado. Estamos no caminho certo e nos adequando para proporcionar a melhoria dos serviços oferecidos à população”, acrescentou.

O professor João Canela aproveitou a oportunidade para ressaltar as dificuldades operacionais com que se defrontam os hospitais de Montes Claros e fez referência à atual crise que ronda os hospitais da cidade e o impasse da não liberação de recursos por parte do município. “Acredito que através do diálogo e do bom-senso há de se encontrar soluções para a liberação dos recursos por parte do município, pois a questão só pode ser resolvida por intermédio do diálogo entre as partes”, acentuou.

POLÍTICA NACIONAL – Por sua vez, o coordenador do evento e também do Grupo de Trabalho de Humanização (GTH) do Hospital Universitário, Amaro Sérgio Marques, ressaltou a importância do seminário. Enfatizou, ainda, a validade da discussão das conquistas obtidas nos últimos anos junto aos hospitais do Norte de Minas na questão de humanização dos serviços.

Também a assessora técnica na área de arquitetura-engenharia da Secretaria de Estado da Saúde, Vera Burnier Ganini, expressou que a melhoria da ambiência hospitalar é uma das metas perseguidas com entusiasmo pelo secretário de Estado da Saúde, Antônio Jorge de Souza Marques, e enalteceu os avanços conquistados pela rede hospitalar da região em suas políticas de humanização. Por sua vez, representando o Ministério da Saúde, a assessora Ana Rita Trajano destacou que o evento do GIPH Norte coincide, nesta quinta-feira, com as comemorações que acontecem em Brasília e todo o País relativas aos dez anos da Política Nacional de Humanização. Logo após, palestras e debates sobre ambiência e humanização.

O EVENTO – O III Seminário de Humanização se estende até amanhã (sexta-feira), com debates sobre os avanços, desafios e participação popular na política de humanização dos hospitais regionais. Os trabalhos serão concluídos na parte da tarde, com rodas de bate-papo sobre o tema “Participação Popular”. O GIPH Norte é integrado pela Santa Casa de Montes Claros, Hospital Universitário Clemente de Faria, Hospital Aroldo Tourinho, Hospital Dílson Godinho, Hospital Senhora Santana (Brasília de Minas), Hospital Gil Alves (Bocaiuva) e Hospital Fudajan (Janaúba).