Foi encerrado o ciclo 2016/2018 do Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde – PET-Saúde/GraduaSUS, desenvolvido pela Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Montes Claros. O seminário de encerramento foi realizado no último dia 13, no auditório do prédio 6 – campus-sede da Unimontes. Na oportunidade, houve a apresentação dos resultados do programa.
O PET-Saúde tem a proposta de desenvolver a qualificação dos processos de integração ensino, serviço e comunidade de forma articulada entre o Sistema Único de Saúde (SUS) e as instituições de ensino superior. O programa visa fomentar a formação de grupos de aprendizagem tutorial no âmbito da Estratégia de Saúde da Família (ESF), sendo um instrumento para a qualificação em serviços de saúde, bem como de iniciação ao trabalho e vivências voltadas para os estudante de graduação da área de saúde.
Desenvolvido na Unimontes há nove anos, o PET-Saúde é financiado pelo Ministério da Saúde, envolvendo a parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Montes Claros. Na edição 2016/2018, o programa contemplou os cursos de Enfermagem, Medicina e Odontologia, vinculados ao Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS), com a participação de 40 acadêmicos, um professor e 10 preceptores.
O seminário de encerramento do ciclo 2016/2018 contou com as presenças da coordenadora geral do programa, professora Maria Clara Lélis, da diretora do CCBS, professora Graciana Guerra David; do coordenador do grupo de Odontologia no PET-Saúde/GraduaSUS, professor Carlos Alberto Quintão Rodrigues, e da secretária municipal de Saúde de Montes Claros, Dulce Pimenta. Participaram docentes tutores e preceptores que atuam nos serviços municipais de saúde, juntamente com acadêmicos bolsistas e voluntários que atuaram no PET-Saúde do último biênio.
POLOS EM MONTES CLAROS
Conforme o professor Carlos Alberto Quintão, no evento “foram apresentados os relevantes relatos das atividades e pesquisas produzidas pelos estudantes, professores e profissionais de saúde participantes do Programa nos três polos, localizados nas regiões dos bairros Cintra, São Judas e Major Prates, em Montes Claros”.
O coordenador para a área de Odontologia ressalta a importância da inserção nos acadêmicos da Unimontes no PET –Saúde/GraduaSUS. “A participação dos estudantes resulta em importantes contribuições na ampliação dos espaços de práticas e experiências multiprofissionais na rede de atenção à saúde, fortalecendo a integração ensino-serviço dos cursos e, ainda, desenvolver o conhecimento sobre a organização e o funcionamento dos serviços públicos de saúde”, destaca o professor Carlos Quintão.
Ele lembra que o programa contou, ainda, com o desenvolvimento de pesquisas científicas no campo do ensino em saúde, “oportunizando aos estudantes, tutores e preceptores uma maior aproximação com a produção de conhecimentos científicos voltados para a formação nos cursos da área de saúde”.