O campus da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) sedia, desde a quarta-feira, o VII Seminário Internacional de Literatura, com debates, minicursos e sessões de comunicações com acadêmicos dos cursos de Letras (Inglês, Português e Espanhol) e mestrandos da área de Estudos Literários. O tema central é “Literatura, Vazio e Danação” – com cinco eixos temáticos associados.

A promoção é do Grupo de Pesquisa em Estudos Literários, em parceria com o departamento de Comunicação e Letras e o Mestrado em Literatura Brasileira da Unimontes. Dentre os objetivos, divulgar as pesquisas desenvolvidas no âmbito dos cursos de graduação e da pós-graduação; uma forma de aproximar professores e pesquisadores da Unimontes com profissionais de outras instituições de ensino superior brasileiras e estrangeiras.

Entre os convidados está o escritor, roteirista e cineasta Fernando Bonassi (colunista do jornal “Folha de São Paulo”), que tem textos e livros publicados na França, Alemanha e nos Estados Unidos, além de adaptações de livros para o cinema como “Carandiru”, “Cazuza” e Castelo Rá-Tim-Bum”, dentre outros. Nesta quinta-feira, pela manhã, ele ministrou o minicurso sobre as Formas do Texto. “O debate na academia é muito interessante, porque você passa a ser avaliado. Gosto de me encontrar com interlocutores e aqui na Unimontes os alunos estão bem afiados. Nossos debates foram bem qualificados”, disse Bonassi, em sua primeira visita à cidade.

Admirador das obras de Darcy Ribeiro e Cyro dos Anjos, dois dos intelectuais brasileiros nascidos em Montes Claros, Bonassi destaca o atual momento da produção literária brasileira, principalmente se comparado aos anos 80, quando começou seus ensaios. “Hoje, publica-se muito no Brasil; e com qualidade, uma vez que há também o interesse de mercado. As editoras são exigentes quanto à qualidade, assim como o público”, analisa.

Rosemary Ferreira de Souza

Mestranda, Rosemary de Souza destaca a importância dos seminários

Mestranda em Estudos Literários, Rosemary Ferreira de Souza ressalta a importância do Seminário na interação com os profissionais de outros centros acadêmicos e, ainda, na oportunidade de divulgar a produção discente. “Há quem ainda não tenha definido seus temas de monografias e teses. Novas revelações no seminário contribuem com este processo”.

Confira a programação completa

Os cinco eixos temáticos abordados no evento são “vazio e danação na literatura e em outras artes”, “vazio e danação em outros discursos”, “literatura, cidade e mal-estar”, “literatura, violência e pornografia” e “literatura, extraordinário, absurdo, insólito e fantástico”. As atividades acontecem no auditório e nas salas de aula do prédio 2 do campus-sede.

A professora e escritora Guiomar de Grammont, da Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop), também participa de plenária com o objetivo de debater o tema “Escritores, violência, erotismo e danação”.

Mais informações sobre o VII Seminário Internacional de Literatura no endereço eletrônico http://www.cch.unimontes.br/seminariodeliteratura/

Serviço

Evento: VII Seminário Internacional de Literatura

Local: Prédio 2 (Centro de Ciências Humanas) – campus-sede

Telefone: (38) 3229 8170/8234/8248

E-mail: seminariodeliteratura@unimontes.br

Relacionadas

Reitor aborda desafios do atual momento da Unimontes e convoca: “Precisamos expandir nossas ações”
NIC/Unimontes oferece 225 vagas em oito cursos presenciais de inglês
Pesquisa da Unimontes avalia condições de saúde dos quilombolas
Reitores da Unimontes e UEMG discutem ações conjuntas
Filosofia: agenda em maio terá laboratório com debate sobre currículo e defesas de dissertações
Unimontes entre as convidadas para audiência pública da Frente Parlamentar em Defesa da Ciência, na Assembleia