Aberto oficialmente o I Seminário de Pesquisa Médica e Odontológica em Deformidades Craniofaciais, da Universidade Estadual de Montes Claros – em parceria com a Faculdade de Odontologia de Piracicaba. A solenidade foi realizada na manhã desta quinta-feira (11/09) no auditório do prédio 6 (campus-sede). O evento tem como objetivo interagir estudantes da graduação, da pós-graduação e docentes dos cursos da área de saúde com as metodologias e resultados de pesquisa nas áreas de estomatopatologia e de genética clínica. Além disso, visa possibilitar as atividades de acompanhamento entre pesquisas interinstitucionais.
Estiveram presentes acadêmicos, professores, chefes de departamento, diretores de unidades, pesquisadores, professores convidados e os coordenadores dos programas de pós-graduação em ciências da saúde e em Cuidado Primário em Saúde, professores André Luiz Sena Guimarães e Antônio Prates Caldeira, respectivamente.
O reitor João dos Reis Canela presidiu os trabalhos e enalteceu o dinamismo da coordenação em realizar o evento de alta relevância para a área médica e de pesquisa. Durante a solenidade, ele anunciou a criação do núcleo de estudos em deformidades craniofaciais da Unimontes, como forma de integrar e ampliar as pesquisas já realizadas nesta área.
“Temos um corpo docente qualificado e preocupado com o desenvolvimento da pesquisa, o que nos orgulha profundamente. E em se tratando da pesquisa médica e odontológica em deformidades craniofaciais os avanços são perceptíveis”, destacou.
O coordenador do evento, professor Hercílio Martelli Junior, também pró-reitor de pós-graduação da Unimontes, agradeceu o envolvimento dos docentes, acadêmicos e toda equipe e pontuou que as pesquisas e a pós-graduação não vivem isoladas. “Este evento demonstra a força e o significado disso, com a participação direta de 200 pessoas”, pontuou.
O conferencista do primeiro dia de evento foi o professor Marcos José Burle de Aguiar, do departamento de Pediatria da Faculdade de Ciências Médicas (UFMG), com abordagem sobre o tema “Genética Clínica – Interface entre Odontologia e Medicina: Pesquisas com foco em alterações craniofaciais”.
O evento prossegue até esta sexta-feira, com palestras e atividades do programa de pós-graduação em Ciências da Saúde da Unimontes, dos cursos de graduação em Odontologia e de Medicina, dos docentes da área de Patologia Bucal e Genética da Faculdade de Odontologia (FOP) da Universidade de Campinas (Unicamp), além de professores convidados de outras instituições como a Capes e o CNPq. A programação está disponível no endereço eletrônico http://unieventos.unimontes.br.