Fomentar a discussão acerca dos direitos humanos e da luta dos movimentos sociais ligados às minorias no ambiente da universidade. Este é um dos objetivos do I Seminário de Direitos Humanos, que será aberto nesta segunda-feira (17/06), no campus-sede da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes).

As atividades prosseguem até terça-feira (18/06), no auditório do prédio 3, com organização do 5º período do curso de Serviço Social, sob a coordenação da professora Leni Maria Pereira Silva. No primeiro dia de programação, às 18 horas, haverá apresentação e debate sobre o curta “Diálogos sobre o Racismo”.

Logo em seguida, acontecerá a mesa redonda “Análise Ética-Política acerca dos Direitos Humanos das Minorias”, coordenada pela acadêmica Thallyta Geovana. Participam como debatedores Eli Isabel Santana, representante do Sindicato dos Professores da Rede de Ensino Particular de Minas Gerais (Sinpro-MG); Marilene Alves de Souza, coordenadora do Centro de Agricultura Alternativa do Norte de Minas (CAA); Maria Railma Alves, pesquisadora no Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Comunidades Tradicionais do rio São Francisco – Opará; e Ronilson Gervásio de Brito, coordenador do Núcleo de Estudos sobre Homocultura (Nehom) da Unimontes.

As atividades serão reiniciadas na manhã de terça-feira, às 7 horas, com a mesa redonda “O Serviço Social e a luta em defesa dos direitos humanos”, que terá como coordenadora a acadêmica Luciana Menezes. Serão realizadas as palestras pelas assistentes sociais Carla Alexandra Pereira e Sônia Gomes Oliveira (representante da Arquidiocese de Montes Claros).

SERVIÇO

Evento: I Seminário de Direitos Humanos
Data: 17 e 18/06
Local: Auditório do prédio 3 (campus-sede)
Informações: (38) 3229-8268

Relacionadas

Reitor aborda desafios do atual momento da Unimontes e convoca: “Precisamos expandir nossas ações”
NIC/Unimontes oferece 225 vagas em oito cursos presenciais de inglês
Pesquisa da Unimontes avalia condições de saúde dos quilombolas
Reitores da Unimontes e UEMG discutem ações conjuntas
Filosofia: agenda em maio terá laboratório com debate sobre currículo e defesas de dissertações
Unimontes entre as convidadas para audiência pública da Frente Parlamentar em Defesa da Ciência, na Assembleia