A importância do ensino religioso na grade curricular das escolas do ensino básico é o tema definido para em evento científico organizado pela Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes). Será nos dias 30 e 31 de março, com o II Seminário Norte-Mineiro para Formação de Professores de Ensino Religioso (Senomifoper), que contará com palestras, minicursos e mesa-redonda.

A iniciativa é da coordenação do Curso de Ciências da Religião, vinculado ao Centro de Ciências Humanas (CCH), com o apoio da Pastoral da Educação, Ecumenismo e Diálogo Inter-Religioso da Arquidiocese de Montes Claros. O evento tem como objetivo “proporcionar um espaço de qualificação, divulgando produções que abordam o estatuto da disciplina de ensino religioso, bem como possibilitar um momento de reflexões e debates entre os professores de ensino religioso e demais interessados”.

O público-alvo é formado por professores e estudantes do Curso de Ciências da Religião e de outras graduações afins à disciplina. Envolverá também supervisores, pesquisadores, alunos, pais e demais integrantes da comunidade. As atividades vão acontecer no auditório do prédio 6, do campus-sede.

Acesse

De acordo com o professor Heiberle Hirsgberg Horácio, coordenador do Programa de Bolsas de Incentivo à Docência (Pibid) de Ciências da Religião/Unimontes, o seminário tem como propósito fomentar um ensino religioso nas escolas da educação básica. “A meta é para que seja oferecido um ensino religioso científico, não confessional, não proselitista, que respeite a diversidade e a pluralidade religiosa”, afirma. Ele destaca que a proposta defendida é para que a disciplina seja ministrada necessariamente por graduados em Ciências da Religião e que os mesmos ensinem sobre as diversas religiões.

ATIVIDADES

Na quinta-feira (30/3), pela manhã (8h30 às 11h30) e à tarde (13h30 às 15h30), será oferecido o minicurso “Ensino Religioso Científico, Não Confessional, sobre Religiões e Religiosidades Diversas (aportes teóricos, práticas e didáticas)”, ministrado pelo próprio professor Heiberle Hirsgberg Horácio e pela professora Rosângela Silveira Rodrigues, coordenadora do curso de Pedagogia da Unimontes.

Às 16h30, haverá a exibição comentada do filme “Kiozô – o Tateto do Sertão: perfil e representação do sacerdócio do Candomblé de Angola no Norte de Minas”. O filme foi produzido pelo grupo do programa de Educação Tutorial em Ciências da Religião (PET/CRE).

O II Seminário Norte-Mineiro para Formação de Professores de Ensino Religioso será aberto oficialmente na quarta-feira, às 19 horas. Logo após, será proferida a palestra “Ciência da Religião e Ensino Religioso. Efeitos de Definições e Indefinições na Construção dos Campos”. O tema será abordado pela professora Elisa Rodrigues, da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).

O minicurso “Ensino Religioso Científico, não confessional, sobre religiões e religiosidades diversas (aportes teóricos, práticas e didáticas)” também será oferecido na quinta-feira (31/3), pela manhã (8h30 às 11h30) e à tarde (13h30 às 16h30).

Às 17 horas, sessões de comunicação com os trabalhos produzidos pelos alunos do PIBID e dos professores de Ensino Religioso das escolas rede municipal e estadual da educação básica. As atividades são organizadas pelas professoras Janice Machado, Cláudia Simone Sarmento e Janice Oliveira, da Secretaria Municipal de Educação de Montes Claros.

Às 19 horas, haverá a mesa-redonda “Ensino Religioso com base na(s) Ciência(s) da Religião”, com a participação dos professores João Décio Passos, da Pontifícia Universidade Católica (PUC-SP) e Paulo Agostinho (PUC-Minas). O mediador será o professor Heiberle Horácio.

II Seminário Norte-Mineiro para Formação de Professores de Ensino Religioso
Quando: 30 e 31 de março de 2017