Evento é uma iniciativa do NUSI/Unimontes
“Lei da Libras: Retrospectiva e Perspectivas”. Este é o tema do seminário que acontecerá nesta sexta-feira (25/04), a partir das 19 horas, no auditório do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS), prédio 6 do campus-sede da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes).
O evento, organizado pelo Núcleo de Sociedade Inclusiva – NUSI da Unimontes, marca a comemoração do Dia Nacional de Libras (24 de abril). A discussão será voltada para professores, acadêmicos e a sociedade em geral.
Será proferida a palestra “Lei da Libras: Retrospectiva e Perspectivas”. A palestrante será a professora Mestra Rosana Froes Santos, da Unimontes, com a participação da especialista educacional Neyce Lopes e da instrutora de Libras Claudineia Gonçalves.
Conforme a professora Silvana Diamantino França, o seminário tem como objetivo promover uma reflexão sobre os 23 anos da Lei da Língua Brasileira de Sinais (Lei 10.343/2002). Visa a evidenciar os impactos da legislação no contexto educacional e social e esclarecer sobre as práticas educativas direcionadas aos surdos, no contexto de educação municipal e estadual, que se configuram como reflexos da Lei da Libras.
“O Seminário ‘Lei da Libras: Retrospectiva e Perspectivas’” é de grande relevância por propiciar reflexões acerca da Língua Brasileira de Sinais no contexto educacional e social. O evento leva à sociedade conhecimentos acerca das especificidades culturais e identitárias da comunidade surda e, principalmente, confirma o papel dessa língua para o desenvolvimento e autorrepresentação do sujeito surdo”, avalia a professora Silvana Diamantino.
A inclusão na Universidade
O Núcleo de Sociedade Inclusiva, criado em 2025, é vinculado ao Departamento de Educação da Unimontes. Conforme a professora Silvana Diamantino França, por meio do NUSI, são implementadas diversas ações no sentido de promover a inclusão e a disseminação da Língua Brasileira de Sinais na Universidade.
Entre as atividades desenvolvidas, podem ser destacadas: cursos de formação para comunicação em Libras e as atividades de extensão que compreendem colóquios, seminários, fóruns e palestras.
Nesse sentido, o Seminário “Lei da Libras: Retrospectiva e Perspectivas” torna-se relevante por propiciar reflexões acerca da Língua Brasileira de Sinais no contexto educacional e social, levar à sociedade conhecimentos acerca das especificidades culturais e identitárias da Comunidade Surda e, principalmente, confirmar o papel dessa língua para o desenvolvimento e autorrepresentação do sujeito surdo.