Evento é uma iniciativa do NUSI/Unimontes

“Lei da Libras: Retrospectiva e Perspectivas”. Este é o tema do seminário que acontecerá nesta sexta-feira (25/04), a partir das 19 horas, no auditório do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS), prédio 6 do campus-sede da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes).

O evento, organizado pelo Núcleo de Sociedade Inclusiva – NUSI da Unimontes, marca a comemoração do Dia Nacional de Libras (24 de abril). A discussão será voltada para professores, acadêmicos e a sociedade em geral.

Será proferida a palestra “Lei da Libras: Retrospectiva e Perspectivas”. A palestrante será a professora Mestra Rosana Froes Santos, da Unimontes, com a participação da especialista educacional Neyce Lopes e da instrutora de Libras Claudineia Gonçalves.

Conforme a professora Silvana Diamantino França, o seminário tem como objetivo promover uma reflexão sobre os 23 anos da Lei da Língua Brasileira de Sinais (Lei 10.343/2002). Visa a evidenciar os impactos da legislação no contexto educacional e social e esclarecer sobre as práticas educativas direcionadas aos surdos, no contexto de educação municipal e estadual, que se configuram como reflexos da Lei da Libras.

“O Seminário ‘Lei da Libras: Retrospectiva e Perspectivas’” é de grande relevância por propiciar reflexões acerca da Língua Brasileira de Sinais no contexto educacional e social. O evento leva à sociedade conhecimentos acerca das especificidades culturais e identitárias da comunidade surda e, principalmente, confirma o papel dessa língua para o desenvolvimento e autorrepresentação do sujeito surdo”, avalia a professora Silvana Diamantino.

A inclusão na Universidade

O Núcleo de Sociedade Inclusiva, criado em 2025, é vinculado ao Departamento de Educação da Unimontes. Conforme a professora Silvana Diamantino França, por meio do NUSI, são implementadas diversas ações no sentido de promover a inclusão e a disseminação da Língua Brasileira de Sinais na Universidade.

Entre as atividades desenvolvidas, podem ser destacadas: cursos de formação para comunicação em Libras e as atividades de extensão que compreendem colóquios, seminários, fóruns e palestras.

Nesse sentido, o Seminário “Lei da Libras: Retrospectiva e Perspectivas” torna-se relevante por propiciar reflexões acerca da Língua Brasileira de Sinais no contexto educacional e social, levar à sociedade conhecimentos acerca das especificidades culturais e identitárias da Comunidade Surda e, principalmente, confirmar o papel dessa língua para o desenvolvimento e autorrepresentação do sujeito surdo.

Relacionadas

Unimontes promove oficina sobre higienização e conservação de livros
Editora Unimontes lança livro sobre “ligações estratégicas” entre Oswald de Andrade e Psicanálise
Unimontes inaugura Circuito de Conhecimentos nesta segunda-feira
Unimontes seleciona professor para cursos técnicos em Administração para vários municípios mineiros
Unimontes abre inscrições para professor de curso técnico em Saúde Bucal no município de Francisco Sá
História oral – Professores fazem palestra sobre Pedro Braga e Saluzinho