Secretário Narcio Rodrigues participa do evento que promove o diálogo entre empresas, instituições de ensino e governo

 

Impulsionar o desenvolvimento tecnológico do estado e do país, gerando riqueza e diminuindo a importação de soluções. Este é o objetivo do “Seminário Regional de Educação, Inovação em Ambientes de Tecnologia” realizado nesta sexta feira (30/11),  no Instituto Nacional de Telecomunicações – Inatel, em Santa Rita do Sapucaí. 
 
A abertura solene foi realizada pelo secretário de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Narcio Rodrigues, que sugeriu que outros municípios investisse também em desenvolvimento tecnológico como Santa Rita. “Precisamos levar este exemplo  para outras regiões do estado. Minas precisa diversificar sua economia, buscando alternativas que não se limite apenas  ao extrativismo. Temos que aproveitar a vocação inovadora e criativa do povo mineiro para desenvolver novas plataformas de conhecimento,” afirmou o secretário.
 
As conferências realizadas durante o debate abordaram a aplicação da tecnologia nas áreas de informação e comunicação, saúde e agronegócio, estimulando o debate entre as esferas governamentais, empresariais e acadêmicas. Segundo o diretor do Inatel, Marcelo de Oliveira Marques, os temas foram escolhidos por serem fundamentais no desenvolvimento econômico do país. “O governo, a academia e as empresas devem ter uma permanente relação de cooperação e formular políticas, projetos e produtos que estejam sincronizados com as necessidades regionais”, disse o diretor.
 
O presidente da Federação das Indústrias de Minas Gerais (Fiemg), Olavo Machado, também prestigiou o evento.
 
 
Comenda
 
Durante o seminário, o Secretário Narcio Rodrigues, foi agraciado com a comenda “Sinhá Moreira” outorgada pelo Sindicato das Indústrias de Aparelhos Elétricos, Eletrônicos e Similares – Sindivel, a personalidades parceiras do Arranjo Produtivo Local do Vale da Eletrônica.
Em discurso, o secretário mencionou a importância da comenda. “Sinto nesta homenagem uma convocação para continuar fazendo ações concretas para transformação não só do nosso estado, mas de todo nosso país. Gênios como Sinhá Moreira olham no presente e enxergam no futuro, acreditando no novo e transformando o mundo, porque a transformação é a mudança pra melhor. Esse é o Brasil que dá certo e que serve de inspiração pra todos nós,” disse emocionado.
 
Luzia Renó Moreira, conhecida regionalmente como “Sinhá Moreira” foi uma mulher de grande vocação política, responsável pela criação da primeira escola técnica de eletrônica da América Latina, que posteriormente deu origem também a INATEL, transformando a vocação do sul de Minas de agropecuário para eletrônico. 
 
Os contemplados com a Comanda Sinhá Moreira 2012 foram:
 
Personalidade ilustre: Secretário Narcio Rodrigues da Silveira
 
Empresa Inovadora: Biquad Tecnologia LTDA
 
Empresa que mais emprega funcionários no Vale da Eletrônica: Fênix Indústria de Eletrônicos LTDA
 

Relacionadas

Reitor aborda desafios do atual momento da Unimontes e convoca: “Precisamos expandir nossas ações”
NIC/Unimontes oferece 225 vagas em oito cursos presenciais de inglês
Pesquisa da Unimontes avalia condições de saúde dos quilombolas
Reitores da Unimontes e UEMG discutem ações conjuntas
Filosofia: agenda em maio terá laboratório com debate sobre currículo e defesas de dissertações
Unimontes entre as convidadas para audiência pública da Frente Parlamentar em Defesa da Ciência, na Assembleia