- Cerca de 11,5 mil alunos voltam às aulas na Universidade
Será iniciado nesta segunda-feira (27/02), o primeiro semestre letivo de 2023 da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes). Neste primeiro semestre, a instituição vai receber cerca de 11,5mil alunos matriculados nos seus mais de 50 cursos oferecidos no campus-sede em outros 10 campi nas regiões Norte e Noroeste de Minas e no Vale do Jequitinhonha.
A Universidade preparou uma programação especial no seu campus-sede para acolher os acadêmicos para as atividades do primeiro semestre letivo. A programação, elaborada pela Pró-Reitoria de Extensão, começa segunda-feira (27/02) e vai até quarta-feira (01/03), com shows musicais, performances de poemas, roda de capoeira e outras atividades.
De acordo com a Pró-Reitoria de Ensino, no primeiro semestre de 2023, a Unimontes receberá em torno de 9 mil alunos nos cursos de graduação presenciais, aproximadamente 1.100 estudantes do cursos de educação a distância e cerca de 1.200 matriculados nos cursos de mestrado e doutorado, além de 200 alunos dos cursos técnico-profissionalizantes.
A pró-reitora de Ensino da Unimontes, professora Ivana Ferrante Rebello, destaca que a Universidade acolhe os seus acadêmicos com muita alegria para as atividades do primeiro semestre letivo de 2023.
“A potência educacional da universidade se deve ao corpo docente muito especializado e à qualidade de nossos cursos. Nossa maior força e inspiração, entretanto, é o aluno, para quem são dedicadas as ações de melhorias educativas e novas abordagens metodológicas”, afirma a professora Ivana Ferrante Rebello.
“Por isso, esse primeiro dia do semestre letivo deve ser celebrado como uma festa: uma festa do poder transformador da educação, da valorização do corpo discente e docente e toda a região dos Gerais, área de atuação da Unimontes”, avalia a pró-reitora de Ensino, empossada em janeiro, após ser nomeada pelo reitor Wagner de Paulo Santiago, que, por sua vez, iniciou sua gestão em 31 de dezembro de 2022.
Ela ressalta a Universidade se preparou para dar aos estudantes as condições ideais para o desenvolvimento das atividades de ensino, pesquisa e extensão. “Todas as pró-reitorias estão engajadas na missão de construir uma universidade cada vez mais forte e mais abrangente”, enfatiza.
Nesse sentido, ela informa que todas as salas de aula da Universidade foram equipadas com smartsTVs LED e os professores estão recebendo treinamento para uso de novas tecnologias em sala. A Biblioteca Central da Unimontes foi reestruturada e informatizada, tendo o acervo atualizado e ampliado com a aquisição de mais de 2 mil títulos, viabilizada com investimentos do Governo de Minas. Os alunos contam com atendimento por equipe especializada na Biblioteca.
A pró-reitora de Ensino lembra que os alunos matriculados na Universidade Estadual de Montes Claros contam uma estrutura de serviços de apoio, como o Restaurante Universitário e a oportunidade de estágio. Por meio da política estudantil, os acadêmicos de baixa renda podem contar também o auxílio-moradia e outros benefícios.
“A Unimontes oferece cursos de alta capacitação em todas as modalidades e ainda tem muito a oferecer. Como pró-reitora de Ensino envio ao nosso aluno nossa alegria genuína em tê-lo conosco e nosso propósito em bem servi-lo. Estamos com as portas abertas para atender às demandas e com o coração aberto para acolher a todos os nossos alunos”, conclui a professora Ivana Ferrante Rebello.
INGRESSO PELO SISU
A Unimontes vai preencher 1.212 vagas em 51 cursos de graduação por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu/MEC), cujo prazo de inscrições foi marcado para o período de 16 a 24 de fevereiro.
Conforme a Pró-Reitoria de Ensino, as atividades letivas dos novos alunos, aprovados por meio do Sistema de Seleção Unificada, imediatamente após a divulgação do resultado pelo Sisu/MEC, terão início de acordo com as demandas específicas de cada curso. “A Secretaria-Geral da Unimontes está preparada para, em tempo recorde, receber as matrículas dos nossos calouros. Estamos preparados. Serão todos muito bem-vindos”, assegura a pró-reitora de Ensino, professora Ivana Ferrante Rebello.