• Cerca de 11,5 mil alunos voltam às aulas na Universidade

Será iniciado nesta segunda-feira (27/02), o primeiro semestre letivo de 2023 da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes). Neste primeiro semestre, a instituição vai receber cerca de 11,5mil alunos matriculados nos seus mais de 50 cursos oferecidos no campus-sede em outros 10 campi nas regiões Norte e Noroeste de Minas e no Vale do Jequitinhonha.

Mantida pelo Governo de Minas Gerais, a Universidade Estadual de Montes Claros oferece ensino gratuito. Foto: Ascom/Neto Macedo.

A Universidade preparou uma programação especial no seu campus-sede para acolher os acadêmicos para as atividades do primeiro semestre letivo. A programação, elaborada pela Pró-Reitoria de Extensão, começa segunda-feira (27/02) e vai até quarta-feira (01/03), com shows musicais, performances de poemas, roda de capoeira e outras atividades.

De acordo com a Pró-Reitoria de Ensino, no primeiro semestre de 2023, a Unimontes receberá em torno de 9 mil alunos nos cursos de graduação presenciais, aproximadamente 1.100 estudantes do cursos de educação a distância e cerca de 1.200 matriculados nos cursos de mestrado e doutorado, além de 200 alunos dos cursos técnico-profissionalizantes.

A pró-reitora de Ensino da Unimontes, professora Ivana Ferrante Rebello, destaca que a Universidade acolhe os seus acadêmicos com muita alegria para as atividades do primeiro semestre letivo de 2023.

“A potência educacional da universidade se deve ao corpo docente muito especializado e à qualidade de nossos cursos. Nossa maior força e inspiração, entretanto, é o aluno, para quem são dedicadas as ações de melhorias educativas e novas abordagens metodológicas”, afirma a professora Ivana Ferrante Rebello.

“Por isso, esse primeiro dia do semestre letivo deve ser celebrado como uma festa: uma festa do poder transformador da educação, da valorização do corpo discente e docente e toda a região dos Gerais, área de atuação da Unimontes”, avalia a pró-reitora de Ensino, empossada em janeiro, após ser nomeada pelo reitor Wagner de Paulo Santiago, que, por sua vez, iniciou sua gestão em 31 de dezembro de 2022.

SMARTS TVs LED em todas as salas de aula e treinamento de professores.

Ela ressalta a Universidade se preparou para dar aos estudantes as condições ideais para o desenvolvimento das atividades de ensino, pesquisa e extensão. “Todas as pró-reitorias estão engajadas na missão de construir uma universidade cada vez mais forte e mais abrangente”, enfatiza.

Nesse sentido, ela informa que todas as salas de aula da Universidade foram equipadas com smartsTVs LED e os professores estão recebendo treinamento para uso de novas tecnologias em sala. A Biblioteca Central da Unimontes foi reestruturada e informatizada, tendo o acervo atualizado e ampliado com a aquisição de mais de 2 mil títulos, viabilizada com investimentos do Governo de Minas. Os alunos contam com atendimento por equipe especializada na Biblioteca.

Biblioteca recebe mais de dois mil novos títulos. Foto: Ascom/Neto Macedo

A pró-reitora de Ensino lembra que os alunos matriculados na Universidade Estadual de Montes Claros contam uma estrutura de serviços de apoio, como o Restaurante Universitário e a oportunidade de estágio. Por meio da política estudantil, os acadêmicos de baixa renda podem contar também o auxílio-moradia e outros benefícios.

“A Unimontes oferece cursos de alta capacitação em todas as modalidades e ainda tem muito a oferecer. Como pró-reitora de Ensino envio ao nosso aluno nossa alegria genuína em tê-lo conosco e nosso propósito em bem servi-lo. Estamos com as portas abertas para atender às demandas e com o coração aberto para acolher a todos os nossos alunos”, conclui a professora Ivana Ferrante Rebello.

INGRESSO PELO SISU

A Unimontes vai preencher 1.212 vagas em 51 cursos de graduação por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu/MEC), cujo prazo de inscrições foi marcado para o período de 16 a 24 de fevereiro.

Conforme a Pró-Reitoria de Ensino, as atividades letivas dos novos alunos, aprovados por meio do Sistema de Seleção Unificada, imediatamente após a divulgação do resultado pelo Sisu/MEC, terão início de acordo com as demandas específicas de cada curso. “A Secretaria-Geral da Unimontes está preparada para, em tempo recorde, receber as matrículas dos nossos calouros. Estamos preparados. Serão todos muito bem-vindos”, assegura a pró-reitora de Ensino, professora Ivana Ferrante Rebello.

Relacionadas

É de graça: Beleza e diversidade em exposições no Museu Regional neste mês
Professor da Unimontes  é nomeado membro titular do Conselho de Transparência Pública e Combate à Corrupção de Minas Gerais
Unimontes divulga relação de candidatos/vaga do seu vestibular próprio
Reitor da Unimontes participa de encontro com governador em exercício e agradece apoio aos projetos e obras da universidade
Reitor recebe homenagem pelo apoio da Unimontes às comemorações dos 500 anos de Camões
Arcebispo dom José Carlos visita reitoria da Unimontes e discute proposta sobre capelania do Hospital Universitário