Com o objetivo de aprimorar continuamente a Educação de Jovens e Adultos (EJA) e ampliar as oportunidades para os estudantes, a Prefeitura de Pirapora, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), tem buscado parcerias estratégicas — entre elas, com a Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), que promoveu uma mesa-redonda com o tema: “Educação de Jovens e Adultos: desafios e perspectivas”.
O evento acadêmico foi realizado na noite de 3 de maio, no campus da Unimontes em Pirapora, e contou com a presença de alunos da EJA da Escola Municipal Dr. Otávio. A mesa-redonda teve como objetivo promover reflexões sobre os avanços e desafios na oferta e na garantia do direito à EJA, abordando também questões relacionadas à permanência dos estudantes na escola e ao desenvolvimento do fluxo escolar no município.
O encontro estimulou o compartilhamento de práticas pedagógicas, saberes, vivências e experiências que contribuem para o fortalecimento da modalidade.
A SEMED, que mantém campanhas permanentes para captar pessoas com 15 anos ou mais que não tiveram acesso à escolarização ou não concluíram os anos iniciais do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano), foi representada pelo diretor de Ensino e Extensão, professor Samuel da Silva, e pelo assistente social Rodrigo Queirós Rocha.
Uma das participantes da atividade, a estudante Maria Aparecida Barbosa Azevedo, relatou o impacto do evento em sua trajetória:
“Passei por diversas dificuldades na infância e adolescência. Após o falecimento do meu esposo, senti que precisava dar continuidade à minha vida. Por isso, aos 60 anos, retornei à EJA, onde sou acolhida e incentivada pelos professores da Escola Dr. Otávio. Prometo a todos que, desta vez, vou concluir meus estudos e ainda pretendo fazer um curso superior na Unimontes”, afirmou emocionada.
Fotos: Herberth Vinicius/Ascom/Pirapora
Fonte: Ascom/Prefeitura de Pirapora


