A Banda de Música da PMMG foi a atração na manhã desta terça-feira, na programação do Crasi/HUCF para a Semana Internacional do Idoso
(Fotos: Wesley Gonçalves)

A valorização das pessoas da terceira idade, com ações voltadas para a humanização e promoção de saúde. Este é o foco do “Centro Mais Vida” de Referência em Assistência à Saúde “Eny Faria de Oliveira” (Crasi), do Hospital Universitário Clemente de Faria (HUCF), com a realização da Semana Internacional do Idoso. A programação foi aberta nessa segunda-feira (21/10) e prossegue até sexta-feira (25/10), com ações artísticas e culturais para os usuários do Crasi/HUCF.

Mensalmente, o Crasi recebe 900 pessoas com diversas formas de atendimento multiprofissional para os idosos em situação frágil. As áreas concentradas são Medicina, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Nutrição, Serviço Social, Psicologia, Terapia Ocupacional e Enfermagem, além da reabilitação física e motora.

O Crasi recebe, em média, 900 pacientes a cada mês em tratamentos agendados

A primeira atividade, na manhã de segunda-feira, contou com a performance do grupo Sensibilizarte, formado por acadêmicos do curso de Medicina, que utilizam a interação teatral com os pacientes e usuários do HUCF. À tarde, houve sessão musical com o servidor Manoel Mendes da Silva, do setor de Radiologia do Hospital da Unimontes.

Nesta terça-feira (22/10), o público acompanhou apresentações da Banda de Música do 11ª Região da Policia Militar e do ministério de música “Salva Vidas”, do HUCF, além de sessão de beleza Mary Kay.

Na sequência da Semana Internacional do Idoso haverá diversas apresentações artísticas e culturais, com a participação de voluntários e servidores do HUCF (dos turnos matutino e vespertino). Os pacientes assistidos pelo Crasi serão recebidos com lanche especial.

Para esta quarta-feira (23/10), a apresentação fica por conta da banda do projeto social Jabs (Jovens e Adolescentes em Busca de Superação) e apresentações do Grupo de Serestas “Amo-te Muito”. A programação terá continuidade, na quinta-feira (24), com grupo de idosos “De Bem com a Vida” e animação com o sanfoneiro Chico Gomes. Na sexta-feira, estão previstas apresentações da “Companhia de Dança “Pontinha dos Pés” e do músico Manoel Mendes.

HUMANIZAÇÃO

Programação cultural se estenderá até o final desta semana

O gerente do Crasi, Ely Carlos Pereira de Jesus, destaca que a Semana do Idoso reforça a humanização como prioridade no atendimento da unidade, com atividades que proporcionam alegria e lazer aos assistidos.

“As atividades foram desenvolvidas com o objetivo de enaltecer a importância dos idosos, bem como os seus direitos na sociedade e a integração, a saúde e a qualidade de vida. Nesta semana especial, reforçamos a nossa missão de atender, reabilitar e manter a funcionalidade e autonomia, de acordo com as necessidades de cada idoso”, disse Ely.

Inaugurado em 2008, o Crasi é referência para Montes Claros e mais 86 municípios da macrorregião do Norte de Minas no atendimento as pessoas da terceira idade.

SERVIÇO
Semana Internacional do Idoso
Até 25 de outubro
Local: Crasi
Endereço: Rua 1º Centenário, 101, Bairro Cândida Câmara
Telefone: (38) 3224-8032 e 3224-8035

Relacionadas

Prazo para renovação de matrículas para o primeiro semestre de 2025: 13 a 22 de janeiro
PA Campus segue aberto até dia 26 e retorna em fevereiro
Veja o que funciona na Unimontes durante o recesso
CIBio da Unimontes intensifica inspeções em laboratórios de pesquisa
S.A.J. Itinerante da Unimontes beneficia mais de 7 mil pessoas em 2024
III Feira do Livro Lido: Unimontes reforça a educação e inclusão social em Januária