Debater a formação acadêmica, o mercado regional de trabalho do profissional e a produção científica na graduação são os principais objetivos da X Semana de Economia, que a Universidade Estadual de Montes Claros realiza entre os dias 3 e 5 de setembro, no campus-sede. O evento tem como tema central “Identidade, estrutura curricular e empregabilidade da formação em Ciências Econômicas” e homenageia nesta edição o professor Jair Soares Rocha.

A iniciativa é do departamento de Ciências Econômicas, com apoio do Conselho Regional de Economia de Minas Gerais (Corecon/MG) e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig). Haverá palestras, mesas-redondas, grupos de trabalho e minicursos. A solenidade de abertura ocorrerá no dia 3, no auditório do prédio 6, às 19 horas, com a palestra sobre o tema central do evento ministrada pelo professor Rubens Sawaya (PUC/SP), também presidente da Associação Nacional de Cursos de Graduação em Ciências Econômicas (ANGE).

As demais atividades da Semana de Economia/Unimontes serão realizadas no auditório e salas do prédio 1.

No dia 4, haverá as mesas redondas “Desafios das estruturas curriculares e da formação em Economia”, de 8 às 12 horas, e “Egressos do Curso de Economia: trajetórias profissionais e mercado de trabalho”, das 19 às 22 horas. Na parte da tarde, acontecem debates entre os grupos de trabalho, das 14h30 às 16h30, em salas do 3º andar do prédio 1.

A mesa-redonda “Produção de Pesquisa em Economia: dissertações e teses de professores-pesquisadores do departamento de Ciências Econômicas”, será a primeira atividade do dia cinco, no auditório do prédio 1 do campus-sede.

A X Semana de Economia será encerrada à noite (19 horas), no auditório do prédio 1, com as palestras “O papel do Economista e o Mercado de Trabalho” e “A função do Economista no Sistema Financeiro”, que serão proferidas, respectivamente, por José Rubens Damas Garlip (secretário da ANGE) e Marcelo Bonfim (Superintendente da Caixa Econômica Federal no Norte de Minas).

Haverá também, durante o evento, a apresentação de trabalhos científicos na forma oral, no dia 4, das 14h30 às 16 horas, em salas do prédio 1 do campus-sede.

Os minicursos “História – Desenvolvimento Econômico do Norte de Minas”, “Economia Solidária na Alemanha”, “Utilização da HP: uso pessoal”, “Indicadores de Viabilidade”, “Determinação de Custos e Preços de Venda” e “Economia Solidária no Brasil” serão realizados nos dias 2 e 3 de setembro, pela manhã e à tarde, em salas do prédio 1 do Campus Universitário.

As inscrições para participação nas atividades, inclusive oficinas, devem ser feitas na sede do departamento de Ciências Econômicas, prédio 1 do campus sede, no horário de 8 às 22 horas, até de agosto. Mais informações pelo telefone (38) 3229-8258, das 8 às 22 horas.