O Hospital Universitário Clemente de Faria, da Universidade Estadual de Montes Claros, promove até o próximo dia cinco, a “Semana de Segurança do Paciente”. O evento é coordenado pelo Escritório da Qualidade e tem como objetivo conscientizar e sensibilizar as equipes de servidores sobre o assunto e difundir a cultura da segurança também entre os profissionais e usuários.

Os trabalhos tiveram início nessa segunda-feira (1º/4) e, em sua mensagem aos participantes, a superintendente do HUCF, Príscilla Izabella Barros de Menezes, destacou a importância da qualidade, segurança e humanização para a assistência à saúde.

“O olhar e o cuidado com o outro estão ligados à excelência no atendimento. A segurança deve estar presente em todos os nossos processos e é fator fundamental para o alcance de resultados satisfatórios”.

PROGRAMAÇÃO

Semana 1A programação foi aberta com a palestra “Gestão da Qualidade e Segurança do Paciente”, ministrada pelo farmacêutico e autoridade sanitária Luís Paulo Ruas, que discorreu sobre assuntos relativos à qualidade no ambiente de saúde “como ferramenta de gestão, conceito de qualidade em serviços de saúde, possibilidade de ocorrência de eventos indesejados e adversos” – dentre outros.

As intervenções continuam até a próxima sexta-feira, com diversas ações lúdicas e educativas em todos os setores do hospital, com o envolvimento de servidores, pacientes e acompanhantes.

Estão previstas ainda atividades de lavagem das mãos, blitz sobre as metas de segurança do paciente, apresentação da comédia “Quem não Mata Engorda” e exibição do filme “Segurança do Paciente”.

Relacionadas

Reitor aborda desafios do atual momento da Unimontes e convoca: “Precisamos expandir nossas ações”
NIC/Unimontes oferece 225 vagas em oito cursos presenciais de inglês
Pesquisa da Unimontes avalia condições de saúde dos quilombolas
Reitores da Unimontes e UEMG discutem ações conjuntas
Filosofia: agenda em maio terá laboratório com debate sobre currículo e defesas de dissertações
Unimontes entre as convidadas para audiência pública da Frente Parlamentar em Defesa da Ciência, na Assembleia