“Nossa proposta é incentivar e disseminar a cultura da inovação na nossa região e facilitar a execução das ideias criativas”. O comentário foi feito pela diretora executiva da Incubadora de Empresas de Base Tecnológica, professora Sara Gonçalves Antunes de Souza. A iniciativa é da Universidade Estadual de Montes Claros, durante a abertura oficial da Semana de Inovação e Empreendedorismo da Unimontes. A solenidade foi realizada na noite de quarta-feira (14/10), no espaço da OAB Eventos, no Bairro Ibituruna.

O reitor da Unimontes, professor João dos Reis Canela, presidiu a solenidade de abertura e destacou a importância da inovação nas diferentes atividades acadêmicas. “A Universidade mostra sinais e provas concretas de que está no caminho certo com a aplicação das inovações ao conhecimento. Em meio aos desafios, a comunidade acadêmica da Unimontes cria oportunidades para a aplicação de ideias e projetos”, pontuou.

Com três dias de atividades – de 13 a 15 a Semana da Inovação e Empreendedorismo da Unimontes foi organizada pela Coordenadoria de Inovação Tecnológica, vinculada à Pró-reitoria de Pesquisa. Fazem parte da Coordenadoria, a Inemontes – incubadora que apoia à criação de novas empresas voltadas para a geração de produtos – e o Ágora – sigla para o Núcleo de Propriedade Intelectual e Inovação Tecnológica que auxilia o processo de proteção de produtos e ações inovadoras desenvolvidas no âmbito da Unimontes.

O evento demonstra que a Universidade continua na vanguarda do tema. Ao provocar tais discussões, a Unimontes não só convida à participação, mas engaja acadêmicos, professores, investidores e empresários a impulsioná-las. Quem participou do evento pôde observar esse rico detalhe. “Estou encantada com a iniciativa da UNIMONTES/INEMONTES, e surpreendida com a adesão da comunidade. Inovar é a palavra de ordem, fazer diferente do que sempre foi feito é uma necessidade vital no tempo de hoje. Otimizar recurso é o coração da Inovação. A Unimontes deve ser a líder da nossa região neste processo, com sua capacidade de produzir conhecimento e de mobilizar”, destaca a consultora e empresária, Rita Bichara Fuesi.

A programação teve sequência até a noite dessa quinta-feira, com minicursos, palestras e conferências para professores, alunos, pesquisadores e empresários. Dentre os destaques, a conferência com o professor João Batista Vieira Bonomo, do Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais (Ibmec/MG), que abordou o “Empreendedorismo como um caminho para oportunidades”.

A solenidade de abertura também contou com as presenças do pró-reitor de Pesquisa, professor Rômulo Soares Barbosa; dos coordenadores de Inovação Tecnológica e de Iniciação Cientifica, professores Dario Alves de Oliveira e Afrânio Faria de Melo, respectivamente; da chefe do Departamento de Ciências Econômicas, professora Tânia Marta Maia Fialho; e do vice-presidente para assuntos de Infraestrutura da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Montes Claros (ACI), professor Marcos Fábio Martins de Oliveira. O coordenador administrativo da Faculdade de Ciência e Tecnologia de Montes Claros (Facit), professor Aroldo de Moraes Lopes, também prestigiou o evento.

 

Relacionadas

Reitor aborda desafios do atual momento da Unimontes e convoca: “Precisamos expandir nossas ações”
NIC/Unimontes oferece 225 vagas em oito cursos presenciais de inglês
Pesquisa da Unimontes avalia condições de saúde dos quilombolas
Reitores da Unimontes e UEMG discutem ações conjuntas
Filosofia: agenda em maio terá laboratório com debate sobre currículo e defesas de dissertações
Unimontes entre as convidadas para audiência pública da Frente Parlamentar em Defesa da Ciência, na Assembleia