“Um sonho que se concretiza e que, futuramente, atenderá uma demanda reprimida de engenheiros em nossa região”. Foi com essa perspectiva que o reitor da Universidade Estadual de Montes Claros, professor João dos Reis Canela, abriu oficialmente a I Semana da Engenharia da Unimontes, na manhã desta quarta-feira (19), no auditório do prédio 6, no campus-sede. Na oportunidade, ele destacou o funcionamento pleno dos cursos de Engenharia Civil e de Sistemas no âmbito da instituição.

O evento prosseguirá até a próxima sexta-feira (21), com palestras e minicursos ministrados por especialistas em temas como mobilidade, produção, sistema viário e oportunidades de mercado. O reitor João Canela destacou o momento atual em que vive a Unimontes, que tem se pautado pela qualidade no ensino superior a partir do contexto regional, com o oferecimento de cursos a distância, além de graduação, pós-graduação, mestrado e doutorado.

Jean Santos

Jean Santos acredita que o evento trará novas discussões ao curso de Engenharia de Sistemas

Presidente do Sindicato dos Engenheiros de Minas Gerais (Senge), Raul Otávio da Silva, também participou da solenidade de abertura, juntamente com o inspetor-chefe do Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia de Minas Gerais (CREA-MG), agrimensor Melquíades Ferreira de Oliveira, e o presidente da Associação Regional dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos do Norte de Minas, engenheiro Holbert Caldeira, além de diretores de centros, coordenadores de cursos e chefes dos departamentos envolvidos.

O reitor João Canela acrescentou, ainda, que é necessário manter o entusiasmo gerido em relação às engenharias mesmo diante de adversidades. “Temos necessidades urgentes de formação em nível superior. E os nossos parâmetros regionais nos deixam entusiasmados e satisfeitos com a iniciativa como a criação dos cursos”, considera o reitor.

FORMAÇÃO SUPERIOR

Lucas Colares

Acadêmico Lucas Colares aposta o evento como iniciativa inovadora

Coordenador da I Semana da Engenharia, o professor Narciso Ferreira dos Santos observou que “a formação das primeiras turmas nos respectivos cursos contribuirá positivamente com a academia e, principalmente, com a sociedade”.

Aluno do 2º período de Engenharia Civil, o acadêmico Lucas Colares considera o evento extremamente válido na medida em que o curso já apresenta iniciativas inovadoras e “de reconhecimento de temas interessantes como a sustentabilidade”. Na mesma linha de pensamento, o acadêmico também do 2º período, mas do curso de Engenharia de Sistemas, Jean Santos afirma que “o mais importante do evento é o fato de ser um marco para novas discussões”.

A palestra do engenheiro eletricista e presidente do Senge, Raul Otávio Pereira, sobre “Os novos rumos da Engenharia”, encerrou a programação dessa manhã, juntamente com a apresentação cultural do Grupo Folclórico Saruê, da Unimontes.

QUINTA-FEIRA – O Fórum “Mobilidade Urbana” abre as atividades nesta quinta-feira, às 9 horas, com os professores Narciso Ferreira, Guilherme Augusto Guimarães e Iara França, da Unimontes, e a engenheira Ivana Cólen Brandão, da Empresa Municipal de Planejamento, Gestão e Educação em Trânsito e Transportes de Montes Claros.

Os exemplos de controle de tráfego e planejamento viário da cidade do Rio de Janeiro para eventos com o Pan-americano, Copa do Mundo e Jogos Olímpicos serão comentados pelo professor Rômulo Orrico, pesquisador da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Coppe/UFRJ), às 14h30. O engenheiro André Soares Dantas, diretor técnico da Associação Nacional de Transporte Urbanos (NTU) ministrará logo em seguida a palestra “Experiência de Mobilidade nas Cidades de Porte Médio”.

Relacionadas

Reitor aborda desafios do atual momento da Unimontes e convoca: “Precisamos expandir nossas ações”
NIC/Unimontes oferece 225 vagas em oito cursos presenciais de inglês
Pesquisa da Unimontes avalia condições de saúde dos quilombolas
Reitores da Unimontes e UEMG discutem ações conjuntas
Filosofia: agenda em maio terá laboratório com debate sobre currículo e defesas de dissertações
Unimontes entre as convidadas para audiência pública da Frente Parlamentar em Defesa da Ciência, na Assembleia